Na última quinta-feira (20), aconteceu no município de Gandu-Ba, uma formação aos coordenadores do Programa Despertar, através do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O evento teve como objetivo apresentar e reforçar a metodologia, discutindo as suas ações para o ano de 2019, com ênfase na temática: Produção de alimentos e sustentabilidade no campo. Estavam presentes representantes de 10 municípios, incluindo Itapebi, sendo representado pela Coordenadora Municipal, Tatiana Stolze.
O Programa Despertar é voltado para alunos da Educação do Campo, do Infantil ao 9º ano do fundamental, e trabalha a educação socioambiental através de temas como o meio ambiente, ética, saúde, cidadania e pluralidade cultural. Há 13 anos o Despertar vem ampliando o papel social do SENAR BAHIA com a missão de promover a educação no meio rural voltada para a responsabilidade social, como forma de provocar mudanças de valores, aliada ao compromisso cidadão e socioambiental.
Foi enfatizado no encontro que o coordenador, dentro da realidade do município, fica responsável de desenvolver essas ações com apoio da Secretaria de Educação e unidades escolares. A pauta da reunião defendeu a inclusão da temática dentro do contexto escolar com a participação de toda equipe pedagógica, incluindo alunos e familiares.
Existe uma Política Nacional que fornece embasamento legal para execução do programa no município, ondes todas as escolas devem revisar o Projeto Político Pedagógico (PPP), seguindo as normas técnicas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e implantar o programa no currículo, principalmente pelo fato do tema Meio Ambiente já ser o eixo integrador no currículo Bahia.
A coordenadora geral do Programa Despertar Bahia, Jaqueline Érrico, agradeceu o apoio e incentivo da equipe gestora do município de Itapebi, na pessoa do Prefeito Juarez Oliveira, que sempre viabiliza o desenvolvimento das ações do Programa, além de disponibilizar sua coordenadora municipal a participar das capacitações. Por fim, agradece o apoio do Presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Itapebi, André Carvalho.
Ascom - Prefeitura de Itapebi
Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com