Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
28/07/2021 - 10:24:20

 

 

A gengivite é uma inflamação da gengiva que acontece devido ao acúmulo de placas bacterianas entre os dentes, o que leva ao aparecimento de alguns sintomas como dor, vermelhidão, inchaço e sangramento da gengiva. Normalmente, a gengivite acontece quando não existe uma higiene bucal adequada e os restos de comida permanecem entre os dentes, o que favorece a proliferação de bactérias e, consequentemente, a formação de placas e tártaros, provocando a inflamação da gengiva.

 

 

 

Na maioria dos casos a gengivite pode ser tratada em casa facilmente por meio do reforço dos hábitos de higiene, no entanto quando existe muito tártaro, é recomendado que o dentista seja consultado para que o tártaro seja removido e, assim, seja possível diminuir a inflamação.

 

Sintomas de gengivite

 

Os principais sinais e sintomas de gengivite são:

 

  • Gengiva inchada;

 

  • Vermelhidão intensa das gengivas;

 

  • Sangramento ao escovar os dentes ou ao passar o fio dental;

 

  • Nos casos mais graves pode haver sangramento espontâneo da gengiva;

 

  • Dor e sangramento da gengiva ao mastigar;

 

  • Dentes que parecem mais longos do que realmente são porque a gengiva fica retraída;

 

  • Mau hálito e gosto ruim na boca.

 

 

Na presença desses sintomas, é importante reforçar os hábitos de higiene bucal, escovando os dentes corretamente e usando o fio dental, pois assim é possível evitar o acúmulo de alimentos e bactérias entre os dentes e a piora da gengivite. Porém se mesmo assim os sintomas persistirem, é importante que o dentista seja consultado para que possa ser feita uma avaliação e inciado o tratamento mais adequado para prevenir complicações, como a periodontite, que pode provocar a perda dos dentes.

 

Principais causas

 

A gengivite é uma inflamação na gengiva que acontece principalmente pela proliferação das bactérias naturalmente encontradas na boca, o que acontece principalmente quando há acúmulo de alimentos entre os dentes e falta de higienização bucal correta. Assim, as bactérias conseguem proliferar na boca e ficar aderidas ao dente, dando origem à placa bacteriana e favorecendo a gengivite.

 

Além disso, outras situações que aumentam o risco de inflamação das gengivas são:

 

  • Alimentação rica em açúcar;

 

  • Hábito de fumar;

 

  • Diabetes não tratada;

 

  • Gravidez, por causa de alterações hormonais;

 

  • Uso de aparelhos ortodônticos fixos, pois pode ser mais difícil haver escovação correta;

 

  • Dentes desalinhados, com maior dificuldade para escovação eficaz;

 

  • Dificuldade para escovar os dentes devido a alterações motoras como acontece no Parkinson, por exemplo. 

 

 

Além disso, pessoas que fazem radioterapia na cabeça ou pescoço tendem a ficar com a boca seca, sendo mais propensa a desenvolver tártaro e gengivite.

 

Como tratar a gengivite

 

Quando a gengiva está um pouco inchada, vermelha e sangrando mas não se consegue observar o acúmulo de placa bacteriana entre os dentes e a gengiva, o tratamento caseiro é suficiente para curar a gengivite, podendo ser feita uma limpeza com bicarbonato de sódio, além de reforço da escovação e uso de fio dental. Saiba mais sobre o tratamento caseiro da gengivite.

 

 

 

Porém, quando a gengivite já está muito avançada, sendo possível ver uma grande placa bacteriana endurecida entre os dentes e a gengiva, a escovação pode se tornar muito dolorosa e difícil, provocando mais sangramento, sendo necessário o tratamento no consultório dentário.

 

 

 

Nesses casos deve-se consultar o dentista, para fazer uma limpeza profissional com instrumentos próprios para remoção dos tártaros. O dentista também irá verificar se algum dente está cariado ou necessita de algum outro tratamento. Além disso, pode ser necessário iniciar o uso de antibióticos, em forma de comprimidos por cerca de 5 dias, usar enxaguantes bucais e fio dental, para eliminar mais rapidamente as bactérias e permitir que a gengiva cicatrize.

 

 

Ascom - Dentistas da Família Porto Seguro

Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com