Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaIbirapitangaInternacionalItabunaItagimirimItapebiPau BrasilPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Adriana Araújo
14/05/2014 - 04:47:19
Ouvir áudio:



Há cerca de 40 anos com atuação ininterrupta no setor industrial de Itabela, desde os áureos tempo do antigo pólo madeireiro, a família Francisqueto vem buscando cada vez mais aprimorar, modernizar e diversificar os seus negócios, com a implantação da Serraria e CaixotariaFrancisqueto e da incursão no setor do agronegócio com a produção de Café Conilon.

Mas a visão empreendedora da família Francisqueto, capitaneada pelo patriarca IsmaelFrancisqueto, ao lado do seus filhos, os empresários Luciano Francisqueto e Ismael JúniorFrancisqueto, fez com que um novo e moderno empreendimento industrial fosse instalado no município de Itabela, com altos investimentos na implantação da BRIQUETES FRANCISQUETO, cujo produto produzido, o briquete, se constitui numa alternativa de lenha ecológica, sendo atualmente a 2ª indústria do setor nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

O que é o BRIQUETE

Produto 100% reciclado, de formato cilíndrico com diâmetro de 95mm, comprimento variável medindo entre 5cm (bolachas) até 80cm, feito através da compactação de resíduos de madeiras florestais ou industriais (serragem, cavacos, maravalhas, cascas, etc.) ou de outros materiais vegetais (palha de café, casca de arroz, bagaço de cana, etc) limpos, não tratados ou acabados, em sua maioria compostos de resíduos de madeira sem o uso de produtos químicos e aglomerantes.

 

Vantagens do BRIQUETE

Resultante do processo de secagem e prensagem de resíduos, o briquete é uma lenha ecológica que substitui com inúmeras vantagens a lenha convencional na sua totalidade, sem a necessidade de qualquer modificação no equipamento existente, inclusive nos novos fornos compactos a lenha para padarias, caldeiras industriais (turbo), secadores de cereais (Ex: secador de café), assegurando assim economia, comodidade, rentabilidade e garantia no fornecimento.
 

Meio Ambiente

A sustentabilidade ecológica tem na preservação das matas e florestas um elemento vital para o equilíbrio do planeta. É cada vez mais imperiosa a busca incessante de alternativas para uma convivência pacífica entre o padrão de desenvolvimento da humanidade e a conservação da natureza. Essa convivência harmônica tem no BRIQUETE um aliado da maior importância, que substitui em 100% a lenha, é um produto reciclado, natural e ecológico, que contribui de forma significativa para a redução do desmatamento das florestas e conseqüentemente, do aquecimento global.

 

BRIQUETE e secagem de grãos

A qualidade dos grãos, especialmente do café, tem sido assunto constante na pauta de discussão em toda a cadeia produtiva da cafeicultura nos estados da Bahia e do Espírito Santo, com debates concentrados na fase de secagem, etapa relevante na definição da qualidade do produto, onde o BRIQUETE se destaca sobre outros materiais utilizados na secagem, por não provocar o grande volume de fumaça e não ocasionar defeitos nos grãos do café, como acontece quando são utilizados como combustíveis a palha e a lenha molhada nos secadores.

Colaboradores

A empresa tem hoje um quadro de dez colaboradores diretos, coordenados pelo gerente João Viana, casado, 2 filhos, há três anos no empreendimento, desde que ele foi implantado.

 

 Conversão/Produção/Comercialização

Para cada tonelada produzida, são empregados cerca de 4 metros cúbicos de resíduos. A indústria tem hoje uma capacidade produtiva da ordem de 500 toneladas mensais, sendo atualmente comercializados 30% na região extremo sul, com 70% tendo como destino outras regiões.

 

Demonstrativo de vantagens do BRIQUETE sobre a lenha

ESPECIFICAÇÕES

LENHA

BRIQUETE

Poder calorífico

Baixo, 1700 a 2500 kcal/kg

Alto, 4000 a 4800 kcal/kg

Umidade

Alta, 20 a 45%

Baixa, 8 a 12%

Rendimento

Irregularidade térmica, baixa uniformidade e temperatura de chama

Regularidade térmica, alta uniformidade e temperatura de chama

Resíduos de cinzas, fuligem, fumaça

Alto volume

Baixo volume

Manuseio, mão de obra

Dificuldade por não existir uniformidade; trabalhoso

Facilidade por ter forma e embalagem padronizada

Espaço físico armazenamento

Ocupação de grande espaço

Ocupa pequeno espaço

Higiene, limpeza

Sujeira, umidade, bichos, contaminação

Limpo, seco, sem bichos e sem contaminação

Licença ambiental

Necessidade de licenciamento e guia de transporte ATPF/RET do Ibama; com taxas a pagar

Dispensado de guia de transporte e fiscalização; sem custos

Comercialização

Por m³; impreciso

Por peso; exato

Disponibilidade

Irregular; inseguro

Regular; constante

 

Contatos

Av. Guaratinga, 3777 – CEP 45848-000 – Itabela/Bahia

Tel. (73)3270-2377

E-Mail: serrariafrancisqueto1@hotmail.com

 


Fonte: Clic101

Por Adriana Araújo - Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com