Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
23/08/2021 - 18:37:34

 

 

Projeto criado em Teixeira de Freitas por duas estudantes, Liliane Dias de 19 anos e Fernanda Novaes de 20 anos, tem como objetivo diminuir a poluição ambiental. As alunas, ambas estudante do nível médio em ‘Química’ no CETEPS – Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul, nomearam o projeto como, “Biocia – plástico de casca de melancia”, produto comestível e biodegradável.

 



O hipoplástico desenvolvido por Liliane e Fernanda, permite a fabricação de vários produtos sustentáveis com menor impacto ambiental. Liliane conta que o projeto foi iniciado em 2019 para apresentação na "8ª Feira de Ciência, Empreendedorismo e Inovação", entretanto, foi preciso aprimorar o projeto e pesquisas.
 

 

 

Após lermos uma reportagem sobre poluição marinha, surgiu a idéia da produção do canudo. Encontramos na melancia, a ‘PECTINA’, uma macromolécula de polímero natural, presente na casca das frutas, legumes e verduras”, destacou Liliane.
 

 

“Com a farta produção de melancia em Teixeira de Freitas, ao iniciarmos a produção, conseguimos aprimorar o projeto adicionando impermeabilidade e produzindo canudos que resistem a mais de 08 horas em contato com o líquido. O produto decompõe no solo em até 07 dias”, afirma Liliane.

 

Para Fernanda, a experiência científica propiciada pelo projeto é enriquecedora

 

“A sensação de trazer uma nova possibilidade para minimizar os danos causados pelos plásticos convencionais é de esperança por um futuro melhor. Reduzir a produção de lixo é necessário para um meio ambiente harmônico e sustentável, porém, vale ressaltar que, a mudança deve está nas atitudes de todos”, afirmou Fernanda.

 

 

Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com