Pareto descobriu que no universo, tudo seguia um padrão de proporção, 20% das pessoas controlam 80% da riqueza mundial, 20% das estradas recebem o tráfego de 80% dos carros, você usa em 80% do tempo, 20% das roupas que possui.
Esse valor não é rígido, há certa variação, mas, o mais importante a se observar é que poucas ações são responsáveis por 80% dos nossos resultados. Como podemos aplicar esse princípio na nutrição e saúde?
Vejo muitas pessoas se preocupando com coisas insignificantes e que não farão diferença nos resultados, enquanto outras coisas tão necessárias deixam de fazer. Outro erro comum é querer mudar radicalmente, ninguém consegue ser perfeito o tempo todo, então, defina e foque nas ações que realmente farão diferença nos seus resultados.
Quais seriam os 20% essenciais na área de nutrição
Fazer atividade física;
Preferir alimentos naturais;
Respeitar a fome e saciedade;
Evitar refinados e industrializados;
Beber água suficiente para suprir a necessidade do seu corpo.
Quais seriam os 80%, dispensáveis?
Ter medo de certas combinações de alimentos;
Uso de suplementos e termogênicos para emagrecer;
Acreditar que qualquer deslize na dieta signifique que você vai engordar horrores.
Dar superpoderes a determinados alimentos, como: batata doce, ovo, frango, whey;
Exclusão de grupos de alimentos, acreditando que gluten, lactose ou carboidratos engordem.
Honestamente, essas ações não fazem diferença ou fazem apenas para casos isolados. E para você, quais sãos seus 20%? O que você fará para trabalhar em cima desses 20%? – Aguardem novas dicas na próxima quinta-feira 18/01 aqui no www.imprensananet.com. Agende uma consulta através do WhatsApp 73 99133-6767.
Por: Gutemberg Stolze – Imprensananet.com