Uma competição que começou como forma de pré-temporada e se tornou gigante. Esta foi a 2ª Copa do Descobrimento Schin, organizada pelo jornalista Luciano Santos e que reuniu 12 Seleções de diferentes cidades por toda à Costa do Descobrimento
Se algumas equipes não se reforçaram, outras fizeram contratações e formaram excelentes elencos, dignos de disputa do Intermunicipal. Eunápolis era vista como a grande sensação, tendo em vista o investimento que foi feito. Porto Seguro vinha de um vice-campeonato na primeira edição da Copa do Descobrimento e outro vice no Intermunicipal. O elenco era praticamente o mesmo, mostrando a força e união dos atletas. Teixeira de Freitas vinha com o poder do seu estádio, que recebeu partidas do campeonato baiano.
E a fórmula de disputa foi muito bem pensada. Visando o melhor rendimento das equipes desde o primeiro jogo, o torneio acumulava os pontos conquistados na primeira fase para dar vantagem aos times com melhor campanha. Dito e feito... Porto Seguro e Eunápolis foram às duas melhores colocadas da primeira fase se juntando a Alcobaça e Teixeira de Freitas formando às quatro melhores.
Mas a bola pune e nem sempre a vantagem e o nome se fazem presentes nas quatro linhas. Eunápolis e Alcobaça foram surpreendidas pelas grandes surpresas da competição. A 2ª Copa do Descobrimento Schin também deu lugar a surpresas. Itapebi eliminou os grandes investidores e Nova Viçosa passou por Alcobaça após derrota em casa e virada nos últimos minutos do jogo de volta. Um show de emoção que só a Costa do Descobrimento poderia causar. Porto Seguro e Teixeira de Freitas mostraram seu valor com vitórias em casa.
E na semifinal não houve espaço para surpresas... Porto Seguro acabou com o excelente selecionado de Nova Viçosa nos dois jogos e Teixeira de Freitas passou a régua em Itapebi dentro do Robertão, onde detém 100% de aproveitamento.
E o primeiro jogo da final está aí, no próximo sábado, às 4 da tarde em Teixeira de Freitas. Para uma competição tão bem organizada, nada melhor do que credenciamento para a Imprensa, Tribuna de Honra para o presidente da Federação Baiana de Futebol Ednaldo Rodrigues e a presença de Luciano Santos, que tanto lutou para que a competição tomasse esta magnitude.
E quem será que vai levar o Troféu Taíse Galvão, homenagem à diretora da Federação Baiana de Futebol? Independente de quem levantar o caneco no dia 18, em Vera Cruz, com certeza vai ser merecedor da nova estrela que vai carregar acima do peito esquerdo.
Fonte: Luciano Santos - Eunoesporte
Por Gutemberg Stolze - imprensananet.com