O prefeito e novamente candidato ao cargo em Itabuna, no Sul, Fernando Gomes , teve o registro de candidatura indeferido nesta quinta-feira (22). A decisão que torna a candidatura irregular foi tomada pelo juiz da 28ª Zona Eleitoral, Antônio Carlos Rodrigues. Segundo o magistrado, o motivo foi a condenação em segunda instância sofrida pelo prefeito (ver aqui), o que o torna inelegível. O fato se refere à decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) em relação ao caso da contratação irregular de duas pessoas para o serviço de Zona Azul em Itabuna.
A irregularidade teria ocorrido durante outra gestão de Gomes à frente da prefeitura local, entre 1997-2000. A decisão que torna o prefeito inelegível ocorre após impugnação feita pelo Ministério Público do Estado (MP-BA).
Com o revés na Justiça, o prefeito deve recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) para continuar os atos de campanha. Sengundo o site Políticos do Sul da Bahia, em 2016 Fernando Gomes teve o registro indeferido, mas mesmo assim concorreu e foi eleito.
Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com