Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
04/12/2021 - 22:27:09

 

 

 

O tradicional caruru Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) neste sábado (4) em homenagem a Santa Barbara, foi distribuído na região da Barroquinha. O objetivo da instituição é levar um pouco de carinho e alento num momento bastante delicado, em meio a pandemia da Covid-19.

 

 

Sem filas nem aglomerações, as 600 quentinhas foram entregues pouco antes do meio dia. Sem roteiro definido, os bombeiros saíram com uma caminhonete e foram parando onde encontravam pessoas que aceitassem a quentinha. 

 

 

"Por causa da pandemia tivemos que fazer esse novo formato, mas não podemos perder a nossa tradição. Não levamos apenas a iguaria, mas um pouco de carinho e alento para aqueles cidadãos. Esse ano também não recebemos fiéis no nosso quartel e a nossa missa foi transmitida on-line. A pandemia ainda não acabou e os cuidados são essenciais", explicou XXX.

 

 

História- Há décadas o Mercado de Santa Bárbara, no Centro Histórico de Salvador, pegou fogo. A imagem da santa foi levada então para o quartel da Barroquinha, onde permaneceu até a reestruturação do imóvel danificado. 

 

 

Durante o incêndio, devotos pediram proteção à santa para que os bombeiros militares conseguissem combater as chamas, o que foi alcançado. Desde então, a imagem entra no quartel durante a procissão, em sinal de respeito e agradecimento. Patrimônio Imaterial do Estado, a Festa de Santa Bárbara abre o calendário baiano de festejos populares.

 

 

 

Padroeira dos bombeiros - Santa Bárbara é a protetora de todos os que trabalham com material explosivo. Os bombeiros, por trabalharem com o fogo, e por vezes com situações como desabamentos provocados por tempestades ou incêndios provocados por raios,  foram absorvidos como “afilhados” de Santa Bárbara, na devoção popular.

 

 

Ascom / Bombeiros Militar da Bahia

Por ,- Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com