Conflito que dura meses no Extremo Sul da Bahia atinge ponto crítico no final da tarde desta terça - feira 17/01, após perseguição e morte de dois indígenas. A ocorrência foi registrada por volta das 17:30, próximo ao Distrito de Montinho em Itabela.
Vítimas
Samuel Cristiano do Amor Divino, 25 anos, e o adolescente Nawy Brito de Jesus, 16 anos, ambos indígenas 'Pataxó, seguiam pela BR-101 em uma motocicleta quando foram assasinados com vários tiros.
BR-101 Interditada e veículos depredados
Após o assasinato, como forma de protestos, indigenas interditaram a BR-101 e depredaram veículos que passavam pelo local.
Vítimas
Samuel Cristiano do Amor Divino, 25 anos, e o adolescente Nawy Brito de Jesus, 16 anos, ambos indígenas 'Pataxó, seguiam pela BR-101 em uma motocicleta quando foram assassinados com vários tiros.
BR-101 Interditada e veículos depredados
Após o assassinato, como forma de protestos, indigenas interditaram a BR-101 e depredaram veículos que passavam pelo local.
Conflito
O clima tenso entre fazendeiros e índios pataxos teve início no segundo semestre de 2022 com indigenas invadindo fazendas no extremo sul. Para proteger suas propriedades, os fazendeiros contrataram seguranças armados.
Neste mês de janeiro, fazendas voltaram a ser invadidas e agricultores expulsos de suas propriedades. Os dois indígenas foram mortos na entrada de uma das fazendas ocupadas por 19 comunidades pataxó do Extremo Sul da Bahia.
Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com