Trinta e seis bombeiros militares, sendo 35 da Bahia e um de Rondônia, concluíram nesta terça-feira (19) o Curso de Prevenção e Combate a incêndios Florestais (Cpcif). A instrução tem como finalidade capacitar praças e oficiais para os combates aos incêndios florestais de forma precisa e ágil, minimizando os impactos negativos a fauna, a flora e aos moradores das comunidades atingidas.
"Cada militar que está concluindo mais essa etapa, passou por testes de aptidão física, além disso, durante todo o curso passaram também por testes psicológicos, onde aprenderam a lidar com situações extremas. Historicamente temos incêndios florestais em diversas cidades do nosso estado, por isso é muito importante que tenhamos profissionais capacitados para essa atuação ", explicou o comandante-geral do CBMBA, coronel BM Adson Marchesini.
Durante o curso, os alunos realizaram aulas teóricas e práticas em Salvador e seguiram também para os biomas Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga. A cerimônia de conclusão do Cpcif aconteceu no Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria da Segurança Pública (SSP) na capital baiana e reuniu familiares e amigos, além de autoridades civis e militares.
Ascom - Bombeiros Militar da Bahia
Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com