Intoxicação alcoólica, evisceração secundária a ferimento por arma branca, desmaio, crise convulsiva e ressuscitação cardiorrespiratória (RCP). Essas foram as ocorrências onde os alunos-oficiais do 1° ano, atenderam durante o simulado que aconteceu nesta sexta-feira (26). A atividade aconteceu no Instituto Militar de Ensino Superior de Bombeiros (Imesb), em Simões Filho, região metropolitana de Salvador.
Ministrada por especialistas do 12° BBM/Salvar, a atividade faz parte das aulas intensivas de atendimento pré-hospitalar (APH) realizada pela Academia de Bombeiros Militar (ABM), voltada para as ocorrências que mais acontecem durante a folia de Momo. Durante a festa, todos os alunos serão empregados para atuarem na rua e é imprescindível que estejam preparados para as demandas que podem acontecer, da forma mais célere e precisa possível.
"Durante o curso eles tem aulas de APH, mas esse treinamento intensivo é essencial para as atividades que eles vão desenvolver durante o Carnaval. Muitos nunca tiveram contato com esse tipo de ocorrência, por isso devem treinar e o simulado foi fundamental para esse preparo, pois levamos o cenário para o mais próximo da realidade possível", explicou o tenente-coronel BM Jean Vianey.
Ao todo, 50 alunos participaram não apenas do simulado, mas das aulas, divididas em teoria e prática, que aconteceram de segunda à sexta, no período de 22 a 26. Levar um atendimento cada dia mais humanizado e seguindo todos os protocolos internacionais de segurança, faz parte da rotina da instituição.