
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) vem a público alertar seus clientes sobre golpes que utilizam contas falsas e práticas fraudulentas associadas aos serviços da companhia, incluindo tentativas de contato por meios eletrônicos com a intenção de obter dados pessoais e financeiros das vítimas.
Conforme informado pela Embasa, criminosos têm se passado por representantes da empresa e entrado em contato com usuários por aplicativos de mensagem — especialmente o WhatsApp — ou sites falsos, oferecendo serviços como emissão de segunda via de conta ou solução de supostos problemas na fatura. Em vários casos, esses golpes envolvem:
Envio de contas com código de barras ou QR Codes adulterados, que direcionam o pagamento para contas de terceiros.
Utilização de chamadas de vídeo no WhatsApp, durante as quais os golpistas solicitam que a vítima compartilhe a tela do celular, com o objetivo de acessar informações bancárias ou senhas.
Contatos que simulam números e mensagens oficiais, com aparência semelhante à da Embasa, para induzir o cliente ao erro.
A Embasa reforça que não realiza atendimentos por chamada de vídeo pelo WhatsApp e nunca solicita o compartilhamento de telas, senhas, códigos de acesso ou informações bancárias de seus clientes.
Para prevenir fraudes e proteger seus dados, a Embasa orienta os consumidores a observar as seguintes recomendações:
Verificar os canais oficiais da Embasa:
Teleatendimento: 0800 0555 195
Atendimento Virtual: atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br ou pelo aplicativo oficial
WhatsApp oficial: (71) 99717-0999
Esses são os únicos meios seguros para obter informações ou solicitar serviços.
Não compartilhar a tela do celular com desconhecidos, mesmo em situações que pareçam urgentes ou que aleguem solucionar problemas na sua conta.
Desconfiar de contatos que não correspondam aos números oficiais ou que exijam ações incomuns, como chamadas de vídeo ou fornecimento de senhas.
Ao realizar o pagamento da conta, sobretudo via Pix:
Confirme se o CNPJ da Embasa (13.504.675/0001-10) está correto.
Verifique se o banco favorecido é o Citibank S.A., conforme referência da empresa.
Em boletos com código de barras, confira se os primeiros dígitos são 82, padrão utilizado pela Embasa.
Nunca pagar uma conta enviada por sites ou perfis suspeitos que não façam parte dos canais oficiais da Embasa.
A Embasa recomenda que qualquer tentativa de golpe ou contato suspeito seja denunciado às autoridades policiais e também comunicado à própria empresa por meio de seus canais oficiais, para que medidas de proteção e investigação possam ser adotadas.
Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com