A Polícia Civil deflagrou ação hoje cedo, 03/06, no distrito de Barrolândia, município Belmonte, e obteve como resultado a prisão de dez pessoas e apreensão de armas de fogo, munição, droga, dinheiro e aparelhos celulares. Um dos objetivos da ação era desarticular um dos “braços” de uma facção criminosa, responsável pelo tráfico de drogas e por diversos homicídios na região.
A ação foi desencadeada por equipes da 23ª COORPIN/Eunápolis, com apoio da 6ª COORPIN/Itabuna e da 8ª COORPIN/Teixeira de Freitas, num total de 72 Policiais Civis envolvidos. Segundo o presidente das investigações, Delegado Wendel Ferreira, “dois dos presos, IRANILDO MIRANDA MENDES e EZEQUIEL MIRANDA DOS SANTOS, são apontados como autores de triplo homicídio ocorrido em 05/07/2015, que vitimou Anderson de Jesus Mendes, Anderson dos Santos Carvalho e Andrei dos Santos Carvalho”.
Além disso, outros presos na ação são investigados por homicídios, a exemplo de SILVIO NOVAES RIBEIRO, apontado como mandante do homicídio de Agnaldo Pires de Jesus, encontrado morto em 06/09/2016 num canavial próximo do distrito, com sinais de espancamento. O Delegado Moisés Damasceno, Coordenador da 23ª COORPIN/Eunápolis, destacou que as diversas pichações enaltecendo a facção reforçam a afirmação acerca da influência exercida pela associação criminosa, MPA, naquele distrito.
Uma das frases apagadas pela Polícia dizia: "Tranquilidade Morador, a favela é sua, nós administramos para você”. Investiga-se, inclusive, a existência de uma espécie de tribunal de exceção, onde os próprios integrantes da associação criminosa julgavam e puniam os moradores.
Os mandados de Prisões foram expedidos pela Juíza da Comarca de Belmonte, Dra Andrea Gomes Fernandes.
PRESOS
SILVIO NOVAES RIBEIRO de 24 anos, IRANILDO MIRANDA MENDES o “NIDO” de 21 anos, EZEQUIEL MIRANDA DOS SANTOS o “NELINHO” de 21 anos, JOSÉ VICENTE BARBOSA JÚNIOR, o "BIER" de 27 anos, MARCOS VINÍCIUS SOUZA DA SILVA, o "DENTINHO" de 19 anos, DEFFERSON RODRIGUES MARINHO o "DHÊ-DHË" de 19 anos, NATAL DA CONCEIÇÃO PIRES de 35 anos, PAULO ROBERTO SANTOS BISPO o "DÊDÊU" de 28 anos, JAIRON DE JESUS MATOS, o “JAI” de 18 anos, JOSUÉ ALVES DOS SANTOS, o “DHÔSH” de 19 anos, e WEMISON DE SOUZA TEIXEIRA de 24 anos.
APREENSÕES
02 revólveres, 26 munições de calibre 38, 04 espingardas de socar, 01 garrucha calibre 22, 01 simulacro de fuzil, 57 pinos de cocaína, Porção 10 gramas de cocaína, 07 comprimidos de êxtase, 598 reais em dinheiro, 15 aparelhos de celulares, 01 netbook e 01 tablete.
Fonte: 23ª COORPIN/Polícia Civil
Por: Gutemberg Stolze - Imprensananet.com