tv imprensa rádio imprensa /imprensananet /imprensananet /imprensananet /imprensananet /imprensananet (73) 98155-2730
Início Notícias Vídeos Eventos Coluna Vip Ingressos Blogs Contato AlcobaçaBahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanCanavieirasEunápolisFeira de SantanaGuaratingaIbirapitangaIlhéusInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiMascotePau BrasilPorto SeguroPradoSalvadorTeixeira de FreitasVitória da Conquista
Por: Gutemberg Stolze
10/02/2026 - 10:36:02

 

Na última segunda-feira, 09 de fevereiro, um episódio que choca o país marcou a manhã desta segunda-feira: um piloto da companhia aérea Latam Airlines Brasil foi preso dentro de uma aeronave no Aeroporto de Congonhas (SP), sob a acusação de liderar uma rede criminosa de exploração sexual de crianças e adolescentes.

 

 

O suspeito, identificado pela Polícia Civil como Sérgio Antônio Lopes, de 60 anos, foi detido momentos antes da decolagem do voo LA3900 com destino ao Rio de Janeiro, durante a Operação “Apertem os Cintos”, coordenada pela 4ª Delegacia de Repressão à Pedofilia do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).

 

 

A investigação, que se estende desde outubro de 2025, aponta que o piloto integrava e possivelmente chefiava uma rede criminosa organizada há pelo menos oito anos, envolvendo crimes como estupro de vulnerável, favorecimento da prostituição, exploração sexual de menores e produção/compartilhamento de pornografia infantil

 

De acordo com as autoridades, o piloto usava documentos falsos para levar vítimas, algumas com 10, 11, 12 e 15 anos, a motéis, driblando mecanismos de fiscalização e proteção. Investigações preliminares indicam que pagamentos em dinheiro e via PIX eram feitos para facilitar o acesso às vítimas e à produção de material de abuso.

 

Além dele, outras pessoas foram presas na ação, incluindo uma mulher de 55 anos acusada de aliciar suas próprias netas em troca de dinheiro e uma mãe que teria enviado vídeos abusivos de sua filha ao piloto. A Polícia Civil cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão em São Paulo e em Guararema, onde o piloto reside, e novas prisões não estão descartadas à medida que a investigação avança

 

Repercussão e crítica pública

 

A prisão de um profissional da aviação comercial sob acusações desta natureza desperta indignação e alerta sobre lacunas sociais e falhas de controle que permitem a atuação de criminosos em posição de confiança pública. A ação policial em um avião, no momento em que passageiros aguardavam embarque, também levantou discussões sobre segurança e critérios de seleção e monitoramento de tripulantes em empresas aéreas, contando com a perplexidade de testemunhas e passageiros. 

 

Organizações de proteção à infância e adolescência qualificam o caso como um exemplo extremo da urgência em fortalecer políticas públicas, fiscalização e educação para prevenção de abuso e exploração sexual de menores.

 

Posicionamento da LATAM

 

Em comunicado oficial, a Latam Airlines Brasil afirmou que “repudia veementemente qualquer ação criminosa”, que abriu uma apuração interna sobre o caso e que está colaborando com as autoridades. A empresa também destacou que o voo LA3900 operou normalmente, decolando e aterrissando sem alterações de horário. 

 

Desdobramentos

 

A defesa de Sérgio Antônio Lopes ainda não foi localizada até o momento. A Polícia Civil segue com a investigação, sob o compromisso de identificar e responsabilizar todos os envolvidos, enquanto o país acompanha com atenção a evolução desse caso que expõe uma grave violação dos direitos de crianças e adolescentes

 

 

Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

 

 

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com