Na madrugada desta sexta-feira 26/10, uma ação da prefeitura de Santa Cruz Cabrália, através do departamento de obras da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Púbicos derrubou a Cabana Macuco. Localizada às margens da BR-367, divisa de Porto Seguro com Cabrália, apesar de parte da sua área está dentro do município de Cabrália e outrora pagar tributos ao município, atualmente a Cabana possui apenas Alvará em Porto Seguro.
O Imprensananet.com conversou com Tatiane, proprietária da Cabana Macuco e perguntamos sobre a ação de derrubada das obras de requalificação do empreendimento. “Estamos indignados com a demolição, queremos justiça, possuímos todas as liberações ambientais, esta foi uma ação covarde em plena madrugada”, declarou Tatiana.
O imprensananet.com também perguntou a Tatiane sobre as alegações de que o município de Cabrália havia feito várias notificações inclusive pedido o embago da obra para que fosse apresentado as devidas documentações. “Não tenho conhecimento, o que sei é que estamos em uma área federal, a justiça irá determinar que está certo, temos inclusive cópia da “Ata” de autorização das obras pelos órgãos federais”, concluiu.
Requalificação / Liberação / Ordem Judicial
A Cabana Macuco alega possuir documentos federias que autoriza a reforma de sua área baseada na “Requalificação da Orla Norte”, inclusive com tempo de conclusão previamente especificado. Entretanto, esta documentação foi concedida através do município de Porto Seguro, portanto, pela obra também está em área de Cabrália, o Macuco deveria apresentar liberação junto às Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Alvará d Construção na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Público (Departamento de Municipal de Obras).
O Imprensananet.com conversou com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, o Srº Euclides Sena que nos prestou as seguintes informações.
“A Cabana Macuco foi notificada tanto pelas secretarias de Meio Ambiente quanto Secretaria de Obras no intuito de apresentar as documentações legais que afirmam ter, bem como os alvarás pertinentes a estas secretarias. Entretanto, nada foi apresentado ao município de Cabrália, mesmo que eles possuam documentação federal, a obra está em Cabrália e necessita da outorga do município”, declarou o secretário.
O imprensananet.com também tentamos falar com os secretários de Obras e Meio Ambiente de Porto Seguro para se pronunciarem sobre os fatos, entrento não conseguimos obtivemos sucesso.
Por – Gutemberg Stolze / Imprensananet.com