Durante todo o mês de Janeiro a Secretaria de Saúde de Eunápolis voltou suas atenções a uma grave patologia que assola muitos pacientes em todo o Brasil: a Hanseníase.
Uma doença que atinge pele e nervos, causando manchas sem sensibilidade, perda de força e dormência nos portadores, e podendo causar deformações em regiões como nariz e dedos, e impedir determinados movimentos como abrir e fechar as mãos, a Hanseníase que já foi conhecida como ‘Lepra’, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) tem sua maior incidência mundial no Brasil.
Na intenção de realizar uma intensificação nos diagnósticos e orientar a população quanto à importância do tratamento, a Vigilância Epidemiológica juntamente com a Atenção Básica vem realizando vários eventos durante todo o mês de Janeiro.
Nas Unidades Básicas de Saúde estão ocorrendo palestras na sala de espera sobre o tema para orientar os pacientes e aumentar a avaliação e o diagnóstico dos mesmos. No dia 24/01 foi realizado na Câmara de Vereadores deste município uma atualização sobre a patologia aos Agentes Comunitários de Saúde e um debate com os mesmo a fim de ouvir dificuldades e sugestões para melhorar o atendimento da população.
Dia 26/01 é o dia Mundial de Combate à Hanseníase e utilizamos esta data para conscientizar a população sobre a doença e intensificar o combate. Se você possui uma mancha no corpo e não sente, ou conhece alguém com esses sintomas, procure a Unidade de Saúde mais próxima de você ou incentive o seu próximo a procurar um médico e passe adiante estas informações.
"Todo eunapolitano precisa fazer parte desta luta”, Mário Gontijo, Secretário de Saúde de Eunápolis.
Fonte: Secom Eunápolis
Por Gutemberg Stolze - imprensananet.com