“Contra a fome, arroz e feijão. Contra a pobreza, Educação”, esse foi o ‘mantra’ sugerido pelo palestrante e repetido por todos os presentes na abertura da Jornada Pedagógica 2014, que aconteceu na noite desta segunda-feira, 03/02, no Auditório do Hotel Portal em Eunápolis. Com a presença do Prefeito Neto Guerrieri, professores, diretores, coordenadores, secretários, vereadores e a imprensa local, o evento teve o renomado professor Jorge Portugal - do Programa Aprovado - como palestrante e reuniu mais de mil pessoas interessadas em transformar Eunápolis através da educação.
Como forma de respeito e civismo, as atividades foram iniciadas com o Hino Nacional e o Hino de Eunápolis, entoados pelo cantor Xenga e sua filha Carolina. Após composição da mesa, ao fazer uso da palavra a Secretária de Educação, Adail Brito, agradeceu a toda a equipe da SMEC e lhes contou a grande surpresa de 2014. “Ano passado apresentamos o sonho de criar o Instituto Cuida Bem de Mim. Com todo o apoio e entendimento do Prefeito Neto Guerrieri, nosso Instituto é uma realidade e começará a funcionar a partir de março para cuidar da alma de cada uma de vocês”, contou orgulhosa a Secretária Adail Brito a todas as professoras presentes.
Outra grande novidade apresentada pelo Prefeito Neto Guerrieri são os novos uniformes, que foram adquiridos com recursos próprios e serão distribuídos gratuitamente aos alunos da rede municipal de ensino. “Estamos construindo creches, reformando as escolas, distribuindo uniformes, investimos mais R$ 150 mil de recursos próprios para melhorar a merenda escolar, não medimos esforços para trazer a Faculdade particular de Medicina, o IFBA já realizou vestibular para o curso de Engenharia Civil, estamos evoluindo, mas preciso dos esforços de vocês para aumentarmos o índice no IDEB, cuidarmos de nossas escolas e termos responsabilidade com o dinheiro público e com a merenda escolar. Se trabalharmos juntos, 2014 será um ano ápice para a Educação de Eunápolis”, disse o Prefeito.
Reafirmando o slogan de Eunápolis ‘Educar para transformar’, Jorge Portugal comprovou que os países com maior Índice de Desenvolvimento Humano – IDH são aqueles que priorizam a educação. “Em 2013 o Japão ocupou o 10º lugar no ranking do IDH e é um país que se reconstruiu após uma guerra, porém, lá todas as pessoas se curvam para o Imperador, menos o professor, que é o único a ser reverenciado por ele. Se não for pela educação o Brasil não chegará a lugar nenhum”, afirmou Portugal.
Para compor a mesa foram convidados Débora Rosa, representante da empresa CENSO, ganhadora da licitação para organização da Jornada Pedagógica 2014; Jovita Lima, Presidente da APLB Eunápolis; Lilian Leão, representante da DIREC 08; Major Cleber Santos, Comandante da 7ª CIPM; Jorge Portugal, professor palestrante da noite; Lucas Leite, Vereador representante da Comissão de Educação; Adail Brito, Secretária de Educação de Eunápolis; e Neto Guerrieri, Prefeito de Eunápolis.
Fonte: Secom Eunápolis
Por Gutemberg Stolze - imprensananet.com