De 10 a 25 de Março a Secretaria de Saúde de Eunápolis estará presente nas escolas municipais e particulares para realizar a Campanha de Vacinação contra o HPV (Human Papiloma Virus ou Vírus do Papiloma Humano) em meninas de 11 a 13 anos de idade.
No intuito de imunizar o maior número de adolescentes no período que antecede a iniciação sexual, a Campanha Nacional de Vacinação contra a HPV visa combater números altíssimos de infecção e morte de mulheres, decorrentes da doença.
Com Postos de Vacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde e Escolas Municipais e Particulares da cidade, a Secretaria de Saúde realizará ainda o dia D para o combate à HPV, que será no dia 5 de abril com pontos de vacinação nas Praças da Bandeira, Juca Rosa, Centauro, Pequi e PSF do Dinah Borges.
Aplicada em três doses, a vacina contra HPV protege contra os quatro tipos mais recorrentes do vírus: 6, 11, 16 e 18, sendo que os dois primeiros estão ligados a 90% de casos de verrugas genitais e nos dois últimos, 70% dos casos de câncer de colo de útero. Após as pacientes receberem a vacina elas devem retornar à UBS após 6 meses para tomar a segunda dose e depois de um período de 5 anos para receber a última dose.
“Esta campanha é fantástica, já que oferecerá às nossas adolescentes a oportunidade de se imunizarem contra um vírus que atinge e mata milhares de brasileiras no ano. Porém, de nada adianta disponibilizarmos a imunização se estas jovens e suas famílias não se conscientizarem da importância desta campanha e se dirigirem ao Posto de Saúde para se vacinar ou aceitarem as vacinas que serão disponibilizadas nas escolas.
Precisamos muito do entendimento das jovens e do auxílio dos pais na conscientização de suas filhas”, pediu Mario Gontijo, Secretário Municipal de Saúde.
A doença - HPV ou Papiloma Vírus humano é um vírus de transmissão preferencialmente sexual, considerado como a DST (Doença Sexualmente Transmissível) mais frequente no mundo. A infecção pelo HPV normalmente causa verrugas de tamanhos variáveis. Na mulher, os sintomas mais comuns do HPV surgem na vagina, vulva, região do ânus e colo do útero.
O HPV está diretamente ligado ao câncer de colo do útero, a segunda maior causa de morte de mulheres por tumor no mundo. O uso da camisinha durante a relação sexual geralmente impede a transmissão do HPV, que também pode ser transmitido para o bebê durante o parto.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, no ano de 2011, 5.160 mulheres morreram devido à infecção por HPV, sendo o terceiro câncer mais comum entre as brasileiras. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 290 milhões de mulheres no mundo têm HPV.
Fonte: SECOM-PMEP
Por Adriana Araújo – imprensananet.com