No mês dedicado a falar da prevenção do câncer de mama, a vereadora Arilma Rodrigues (UB) defendeu, na tribuna da Câmara Municipal de Eunápolis, que a Prefeitura local, por meio do SUS, passe a oferecer, gratuitamente, cirurgias de reconstrução de mamas a mulheres que foram mutiladas por conta dessa triste doença e, especialmente, melhorar a estrutura para atendimento da demanda e rever o número de medidas qualificadas para o procedimento.
O projeto de lei originado no legislativo, de número 20/2022, foi apresentado durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 20 de outubro. Conforme a vereadora Arilma, todas as mulheres que passam por mastectomia tem direito à construção mamária gratuita pelo SUS – Sistema Único de Saúde.
A vereadora Arilma também quer o município com o dever e obrigação de oferecer suporte e orientação em reuniões semanais para mulheres que passaram pela mastectomia. Ele informa que a reconstrução mamária é um direito da mulher que teve a mama mutilada pelo tratamento do câncer e ainda que ela deve ser feita imediatamente após a retirada das mamas se existirem condições técnicas para isso.
“No caso de impossibilidade da reconstrução imediata, a paciente tem direito a acompanhamento e realização da cirurgia assim que ela alcançar as condições requeridas para a reconstrução”. Defendeu.
O projeto será discutido e votado em duas sessões para depois disso ser sancionado ou não pela prefeita.
Indicações de caráter da saúde tomaram conta da pauta esta semana. De autoria de Jairo Brasil, a Câmara aprovou indicação em que obriga o Hospital Regional disponibilizar quatro leitos para uso exclusivo de pacientes com problemas mentais.
Adeilson Rocha, do PSC, pede que o município instale um setor de Farmácia Popular 24 horas, distribuindo remédios pelo sistema SUS. Já o presidente Jorge Maécio (Progressistas) indica ao Poder Executivo que viabilize o funcionamento de postos de saúde no período noturno entre 18 e 21h., abrangendo toda a cidade de norte a sul e de leste da oeste, tais como: Santa Lúcia, Urbis, Pequi e Juca Rosa, dando ênfase as áreas de pediatria e obstetrícia.