No final da manhã desta segunda-feira 05/12, a prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres, concedeu 'Coletiva de Imprensa' a veículos de comunicação local e regional, em pauta, o 'Decreto de Situação de Emergência' por conta das chuvas que castiga Eunápolis e região. Além do decreto, a prefeita instituiu o Comitê de Crise com equipes 24 horas de plantão para atender as demandas de ocorrências na sede e distritos.
DECRETO DE EMERGÊNCIA
Impossibilitada de buscar empréstimos para sanar os problemas cotidianos e principalmente o caos causado pelas chuvas por conta do município está INADIMPLENTE, ou seja com o nome sujo devido débitos de administrações anteriores, um deste, a dívida com o INSS que ultrapassa 650 milhões de reais, o decreto viabiliza o município receber recursos financeiros e doações. Além disso, a prefeitura poderá requisitar bens e serviços destinados ao enfrentamento da emergência.
“Esperamos que tanto o governo federal, quanto o estadual nos forneçam recursos, uma vez que o município de Eunápolis não pode fazer convênios em tomar empréstimos devido débitos de outras gestões. Nossas equipes estão de prontidão 24 horas por dia para minimizar os danos, dar suporte e auxílio às mais de 300 famílias desabrigadas, para isso disponibilizamos 12 espaços para acolher a quem precisar", destacou a prefeita.
Em seu pronunciamento, a prefeita destacou a dificuldade enfrentado pelo município, o qual possui cerca de 140 mil habitantes, entretanto apenas 8% da população possui esgotamento sanitário. Córdelia frisou que todos os investimentos realizado no município para recuperar os danos causados pelas chuvas são de recursos próprios, entretanto, para atender toda a demanda, Eunápolis precisa de apoio dos governos, federal e estadual.
“Eunápolis possui cerca de 64 bairros, 2 mil ruas, infelizmente, todos os bairro foram atingidos pelas chuvas, apesar das nossas equipes técnicas estarem noite e dia tentando minimizar a dor e angústia da população, precisamos da ajuda de todos os munícipes. Um simples ato de não descartar lixo de forma incorreta, principalmente jogar entulhos, sucatas de móveis e eletrodoméstico contribui diretamente os problemas ocasionados pelas chuvas", afirmou Cordélia.
A prefeita Cordélia Torres destacou a importância e responsabilidade que os veículos de comunicação possuem, principalmente em momentos como estes. Segundo a prefeita, é preciso conscientizar a população, tanto do seu papel como cidadão, seja no destarte incorreto do lixo que irá causar problemas futuros, bem como, de levar as informações de forma direta, rápida e responsável.
Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com