Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaIbirapitangaInternacionalItabunaItagimirimItapebiPau BrasilPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Adriana Araújo
28/03/2014 - 15:32:14
Ouvir áudio:

Sendo o serviço responsável pela atenção especializada de apoio, orientação e acompanhamento dos indivíduos em situação de violação de direitos, o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) divulgou nesta semana resultados do intenso trabalho que vem sendo coordenado pela Secretária de Assistência Social, Ciça Guerrieri, no intuito de promover a inserção da população em situação de rua na rede de serviços socioassistenciais e nas demais políticas públicas, em Eunápolis.

De acordo com o relatório apresentado, os trabalhos foram iniciados em maio de 2013, quando o CREAS passou a realizar busca ativa e visitas aos espaços públicos, com o objetivo de realizar o primeiro contato com esta população e encaminhá-la para resolução de suas necessidades imediatas. A partir daí, entre setembro e outubro, o CREAS realizou um diagnóstico da situação da população de rua no município de Eunápolis, onde foram levantados o número de pessoas nesse perfil, mapeamento dos locais onde elas se instalam, suas necessidades, dificuldades e avanços já realizados até então.

Segundo a pesquisa, no período analisado, foram contabilizadas no município 123 pessoas em situação de rua, sendo que desde junho de 2013 até os dias atuais, 72 delas já foram abordadas pela equipe do CREAS, que é composta por uma Assistente Social, um Educador Social e um Mobilizador Social.

"Nossos números são animadores. Duas famílias abordadas saíram das ruas, sendo que uma delas foi beneficiada com o aluguel social através de nossa Secretaria. Mais de 70 tiveram acesso a benefícios eventuais, mais de 30 pessoas foram acolhidas em instituições, mais de 10 foram encaminhadas pelo CREAS para acolhimento no Instituto Cristão Amor e Fé e 01 idoso está abrigado no Recanto dos Idosos do Município", contou a Secretária de Assistência Social, Ciça Guerrieri.

Ainda segundo a Secretária Ciça, inúmeras dificuldades são enfrentadas diariamente. "Muitas destas pessoas não podem ter acesso às políticas públicas devido a falta de documentação civil; outras tantas têm dificuldade de reabilitação por serem usuários de drogas e álcool; outras têm deficiência ou transtorno metal. Não é uma ação fácil, mas graças ao empenho e competência de nossa equipe estamos alcançando avanços significativos", completou Ciça.

Centro POP - Com o objetivo de implantar serviços públicos que auxiliem a população em situação de rua, o Prefeito Neto Guerrieri conquistou a liberação para a construção de um Centro POP em Eunápolis. Em fase de implantação, o Centro POP oferecerá trabalho técnico para a análise das demandas dos usuários, orientação individual e grupal, promovendo o acesso a espaços para guarda de pertences, higiene pessoal, alimentação e provisão de documentação civil, qual proporcionará endereço institucional para utilização como referência do usuário.

"Temos muito a fazer, mas o importante é que não estamos parados. Mesmo com todos os obstáculos que encontramos, nosso objetivo é tirar estas pessoas desta situação e realizar um trabalho de real inserção destes indivíduos em nossa sociedade, com a recuperação dos viciados e encaminhamento de todos eles para benefícios públicos, principalmente cursos profissionalizantes, como o nosso PRONATEC. Não é uma tarefa fácil, mas com muito trabalho do poder público, força de vontade e o auxílio da sociedade civil, não é algo impossível", concluiu o Prefeito.



Fonte: SECOM-PME
Por Adriana Araújo - Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com