Foi realizado na noite desta ultima quarta-feira (07) no auditório da loja Maçônica 5 de Novembro, mais uma audiência pública, reunindo moradores dos Bairros Edgard Trancoso, Rua da Bica e Centro, autoridades políticas, alunos do IFBA do curso Técnico em Meio Ambiente (TMA31), secretário de Meio Ambiente – Mauro Borges e Professores. As audiências públicas que estão sendo realizadas, por toda cidade e distritos e zonas rurais, é para a elaboração do PDM (Plano Diretor Municipal de Eunápolis) e PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico de Eunápolis).
Esta iniciativa partiu do governo “Guerrieri”, porém o PDM e o PMSB não podem ser visto como “politicagem”, até porque estes planos têm validade de 10 anos, sendo que os próximos gestores tem por obrigatoriedade dar prosseguimento a atuação e execução destes Planos.
Durante a audiência, eram visíveis, as dificuldades e precariedade que vive estes bairros de Eunápolis. Com a falta de saneamento básico, tratamento e esgotamento sanitário, falta de acessibilidade, infraestrutura, segurança, atenção básica, limpeza pública, coleta de lixo e lazer, sendo as reclamações mais pertinentes da população. “Nós não temos rede de esgoto e nem saneamento básico, tudo que produzido é levado pela água da chuva, contaminando nascentes do Rio Buranhém, mais conhecido como Rio do Peixe. O mesmo que abastece a cidade de Eunápolis.” Afirma Dona Ivanildes moradora do bairro Edgard Trancoso.
Segundo dona Ivanildes, os rejeitos vão para o Rio do Peixe, porém é preciso esclarecer, que a EMBASA capta água em uma localidade mais acima, não havendo nenhuma relação. As audiências servem para que todos saibam das necessidades e dificuldades existentes no município, e principalmente que isso chegue ate aos governantes.
A audiência foi bem participativa pela população e principalmente pelo alunado do IFBA. Que foi a frente e falou sobre algumas dificuldades que passam relativos a transporte, segurança e infraestrutura. “O IFBA existe há muitos anos, e até hoje continuamos na lama e na poeira. A todo momentos nossos colegas são assaltados... na espera do transporte que demora a passar. Isso é uma vergonha para com a Instituição que se diz “FEDERAL” é um descaso Municipal, Estadual e Federal.” Afirma a Aluna Adriana Araújo Santos
Por Adriana Araújo – Imprensananet.com