O Secretário de Saúde Municipal de Eunápolis, Mario Gontijo, atendeu nesta segunda-feira (12/08) o requerimento da Comissão de Finanças da Câmara, para apresentar aos vereadores, legítimos representantes do povo a prestação de contas dos últimos 4 meses da pasta. Estiveram presentes os vereadores: José Carlos dos Taxistas, Ramos Filho, José Luiz Teixeira (Zé Pelanca), Lucas Leite, Robson Rocha, Ueliton Moraes Oliveira (Tô do Cavaco), Jota Batista, que acompanharam a sessão, além de profissionais da própria secretaria.
Os dados foram apresentados de forma bastante prática, sem perder de vista os números precisos e as ações práticas. Falou-se principalmente das mudanças necessárias na metodologia, que estarão alicerçando o trabalho desenvolvido ao longo dos 08 meses de governo.
Mário Gontijo priorizou a transparência das informações, salientando que alguns dados, referentes ao período são preliminares, pois ainda requerem fechamento no sistema de informação da Secretaria de Saúde. Outros serviços ainda estão em processo de implantação e não constam no balanço. O objetivo primordial é a melhorar da assistência à saúde prestada à população.
A nova gestão sabe que o Fundo Municipal de Saúde não pode ser administrado pelo prefeito. Hoje na saúde é necessário cumprir a lei e atualmente o secretário é fiscalizado por conselhos e outros setores, é o responsável por este gerenciamento, e por conseqüência, tem maior autonomia para planejar, executar e avaliar as ações prioritárias à saúde. Cerca de 47,5% dos recursos gastos na saúde de Eunápolis vêm da arrecadação do município.
Uma das prioridades da administração atual é garantir a dignidade do usuário e atendimento oportuno, eliminando as filas de espera e atendendo a demanda de insumos, não podem faltar remédios. Desta forma, Mário enfatizou que a saúde em Eunápolis começa a estabilizar, lembrando que todos os gestores anteriores contribuíram de alguma forma para a saúde do município, que agora e a vez da atual gestão, para ele a saúde não deve ser politizada e ser usada como moeda de troca, neste período cerca 40.000 pessoas foram atendidas pelo sistema de saúde do município que engloba vários setores.
“A mídia tem polemizado o aumento dos índices de descobertas de novos casos de HIV, mais estamos correndo atrás das doenças , assim como a hanseníase que é irá ter um aumento substancial, já a tuberculose os índices vem caindo, estás doenças são tidas como doenças silenciosas que convivem com a pessoa durante anos, é preciso identificá-las no começo. Estamos realizando um projeto nas escolas em Eunápolis, onde foram descoberta 11 novos casos de crianças com hanseníase, descobrimos estes novos casos graça ao nosso projeto de governo, nos estamos indo atrás das doenças antes que elas tornem se casos sem soluções , cabem a nos identificarmos os doentes enquanto ainda o problema está no inicio , cumprindo o que a lei determina o direito ao atendimento a todos”, esclareceu Mário Gontijo.
Apesar das dificuldades identificadas, e das grandes mudanças a serem implantadas, há uma satisfação em relação aos resultados. Para o secretário Mário Gontijo o balanço dos primeiros meses apresentou melhorias na promoção da saúde pública no município de Eunápolis.
O presidente da Comissão de Finanças da Câmara Municipal, José Carlos Barbosa Baião (José Carlos dos Taxistas), disse que presença do Secretário de Saúde, Mário Gontijo e sua equipe será sempre bem vinda à Casa Legislativa. Acrescentou que cada administração tem o seu jeito de governar e ficou feliz que a atual administração esteja preocupada com os resultados da saúde neste período de 8 meses. “Nosso o objetivo não é rechaçar o governo mais garantir a população um tratamento digno e cumprir com nosso papel, fiscalizando as ações do executivo”. Disse o vereador elogiando o trabalho do secretário Mário Gontijo.
Na ocasião, outros dados foram repassados aos vereadores e o Secretário Municipal de Saúde reiterou que irá cumprir rigorosamente a lei e que quando requisitado, atenderá prontamente a solicitação da Câmara Municipal de Eunápolis.
Fonte: Marcelo - Oxarope.com
Por gutemberg Stolze - imprensananet.com