As Forças Armadas dos Estados Unidos realizaram um novo ataque contra uma suposta embarcação de narcotraficantes no Oceano Pacífico em 4 de dezembro de 2025, resultando em quatro mortes. Este incidente é o mais recente de uma série de ataques conduzidos pelas forças armadas americanas na região.
Detalhes do incidente e contexto:
Localização: O ataque ocorreu no leste do Oceano Pacífico, na costa da América do Sul.
Vítimas: Quatro pessoas a bordo da embarcação suspeita foram mortas, de acordo com o Departamento de Defesa dos EUA.
Operações Contínuas: Este é o sétimo ou oitavo ataque registrado em uma série de operações intensificadas pelo governo Trump contra o tráfico internacional de drogas na região do Caribe e do Pacífico.
Controvérsia: As operações militares, que por vezes envolvem o afundamento das embarcações e resultaram em mais de 85 mortes no total, geraram debate sobre a legalidade, a soberania das águas e o uso de forças militares em vez da Guarda Costeira para funções de policiamento. Há investigações em andamento pelo Congresso dos EUA sobre a conduta das operações, especialmente após relatos de um segundo ataque a sobreviventes em incidentes anteriores.
Justificativa dos EUA: As autoridades americanas, incluindo o Secretário de Defesa Pete Hegseth, afirmam que as ações são direcionadas a organizações designadas como narcoterroristas e que estão dentro da legalidade para combater o crime organizado transnacional.
A Guarda Costeira dos EUA também continua a realizar interdições, apreendendo grandes quantidades de cocaína em operações separadas, que geralmente resultam na prisão dos suspeitos para julgamento.