Depois de uma semana sem seção a Câmara Municipal de Itagimirim voltou aos trabalhos nesta segunda-feira 02/11 com casa cheia. Em uma noite de muitas polêmicas e acusações, vereadores e vice-prefeito abrem o verbo contra a administração de Rielson Lima.
A noite na câmara começou com ar de tranquilidade e com poucas pessoas no plenário, aos poucos a casa de leis ficou lotada. Com um sistema se sonorização do lado de fora da câmara, dezenas de pessoas acompanharam a seção pelas janelas ou sentadas na praça.
Após o vereador Lindu fazer a leitura da ata da seção anterior o presidente Junior Andrade solicitou ao 1º secretário Luiz Guimarães para fazer a leitura da ordem do dia.
Vereador Luiz Guimarães:
Indicação do vereador Deris de número 75/2013. A indicação trata-se da transmissão “on line” de todas as seções da Câmara Municipal de Itagimirim para que todos os filhos da cidade que moram e ou trabalham em outros municípios possam acompanhar os trabalhos legislativos – Aprovada por unanimidade.
Indicação do vereador Deris 76/2013. O vereador propôs a colocação do nome “Praça da Bíblia” no espaço próximo às igrejas Santa Luzia e Assembleia de Deus no Bairro Francino Andrade – Aprovada por unanimidade.
Ao termino da ordem do dia o presidente Junior franqueou a palavra aos vereadores. Fizeram uso da palavra os vereadores Deris e Israel e o vice-prefeito Rogério Andrade.
Vereador Deris:
Em um discurso forte e direto o vereador criticou duramente a diretora do hospital “Nada contra a dona de casa, a esposa ou a mãe, falo aqui como gestora, ela é incompetente e irresponsável”. O Deris lembrou ainda do “Mutirão da Cidadania” realizada pela equipe de secretários do gestor municipal.
Vereador Rael:
O vereador mencionou de uma reunião em que ele e mais sete vereadores trataram da lei orçamentária e que segundo ele após ponderações e discussões sobre o tema teria ficado decidido uma suplementação do orçamento de 10% e não os 80% pleiteado pelo prefeito Rielson, Rael repudiou acusações de um suposto golpe encabeçado pelo vice-prefeito Rogério Andrade.
O clima no plenário esquentou com o discurso firme e ofensivo de Rogério Andrade ao executivo municipal.
Rogério Andrade:
O vice-prefeito iniciou suas palavras parabenizando a realização do mutirão da cidadania que levou vários atendimentos ao bairro Francino Andrade, bairro este que leva o nome de seu pai. Em seguida repudiou as acusações de “Golpe no Orçamento” postado em um site da cidade.
Rogério Andrade pronunciou fortes palavras tais como (ladrão, corrupto, formação de quadrilha, canalha entre outras). Antes de encerrar a seção o vereador e presidente da câmara Junior Andrade também teceu fortes comentários de acusação ao prefeito Rielson Lima e ao Secretário de Governo Giovanni Brillantino. “tome vergonha na cara srº prefeito pague os salários do funcionalismo público”
Os ânimos políticos de Itagimirim promete esquentar nos próximos dias, o povo espera que o confronto da oposição com a situação traga apenas benefícios à cidade. ”Queremos uma cidade melhor, esperamos que a briga política seja apenas por ideias que busque o melhor por nosso povo”. Comentou um eleito.
Por Gutemberg Stolze - Imprensananet.com