Na última semana, dezenas de moradores de Itagimirim participaram de um exame prático de direção promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (DETRAN-BA). Esse fato comum em tantas cidades, marcou um momento inédito, já que é a primeira vez que uma prova prática desse tipo foi realizada no município de pouco mais de 6 mil habitantes.
Os exames aconteceram nos arredores da Praça Prado Kelly, sendo realizados por profissionais do Detran que avaliaram as habilidades dos candidatos para conduzir veículos automotores no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), especificamente nas categorias A, B e D.
Anteriormente, para fazer a prova prática, os moradores de Itagimirim precisavam se deslocar até o município de Eunápolis, distante cerca de 37 km. Essa situação poderia acarretar maiores custos e indisponibilidade de agenda para os candidatos. As aulas teóricas e práticas já vinham acontecendo normalmente na cidade, após a implantação de uma autoescola no ano de 2023, impulsionando a procura pela obtenção da carteira de habilitação no município.
A mudança foi bem recebida pelos candidatos. Um deles pontuou que a economia de tempo e dinheiro faz a diferença para quem está em busca da habilitação. Outro candidato lembrou que o dia do exame já é normalmente um momento de nervosismo, por isso, poder ser avaliado perto de casa ajuda a manter o foco e a concentração.
A programação dos exames dependerá do agendamento feito pela autoescola junto ao Detran, conforme a quantidade dos candidatos.