Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaIbirapitangaInternacionalItabunaItagimirimItapebiPau BrasilPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
27/05/2014 - 04:21:17
Ouvir áudio:

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (23), no Plenário da Câmara de Vereadores de Itagimirim, a Cerimônia de lançamento da proposta para construção do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), que orienta as ações realizadas no município visando reduzir a geração dos resíduos e garantindo o correto manuseio, acondicionamento, transporte e destinação dos resíduos que não forem reciclados, reduzindo a quantidade de resíduos no aterro sanitário, bem como os riscos à saúde da população e riscos ao meio ambiente.

Na ocasião, estiveram presentes na Câmara de Vereadores, o engenheiro Dr. Rogério Peixoto Doria, representante da Superintendência da FUNASA, o engenheiro da FUNASA especializado em resíduos sólidos, Dr. Theódolo Fonseca Neto, a coordenadora do projeto PGRS de Itagimirim e técnica da SESAB, senhora Maria José Tavares, o prefeito municipal, Rielson Santos Lima, secretários municipais, vereadores, membros representantes de diversos segmentos da sociedade e empresários da cidade.

Em pronunciamento, o prefeito Rielson Lima, bem como os vereadores presentes, reforçaram a importância de toda a população em participar das diversas Audiências Públicas que serão realizadas em Itagimirim e no distrito de União Baiana. Rielson Lima disse que a ideia surgiu depois de uma conversa com o Secretário de Saúde do Município, o Dr. Celso Emannuel, que juntos buscaram uma alternativa para elaboração do PGRS do município, solicitando ajuda colaborativa de engenheiros da FUNASA. Uma técnica da SESAB e mais dois engenheiros foram disponibilizados para dar suporte à elaboração do Plano.

Para Maria José, que vem se dedicando em tempo integral para a finalização do PGRS em Itagimirim, a realização deste projeto é um sonho para todos no município, mas ressaltou que o projeto só será válido se houver a participação em massa da população, que deverá opinar em sua elaboração, até que se chegue a um PGRS ideal. Ainda de acordo com Maria José, esse PGRS se transformará em Lei Municipal, e será válido pelos próximos 20 anos.

Durante a solenidade realizada na Câmara de Vereadores, o engenheiro da FUNASA, Theodolo Fonseca Neto, com especialidade em resíduos sólidos, explicou detalhadamente sobre cada etapa da Política Nacional de Resíduos Sólidos, sobre seus princípios, objetivos, diretrizes, metas e ações, os diversos tipos de resíduos gerados, alternativas de gestão e gerenciamento, e metas para diferentes cenários com seus programas, projetos e ações.

Como parte da programação de elaboração do GPRS, foi realizada no período da tarde no Ginásio de Esportes Otto Alencar, no bairro Francino Andrade, a "1ª Audiência Pública", que reuniu os membros do Comitê Executivo e do Comitê Conclusivo, dos engenheiros, organizadores, além de membros da sociedade e população em geral. Lá eles se reuniram em grupos e discutiram sobre os problemas e ações que devem ser realizadas no município.

Até o dia 15 de julho estão previstas mais quatro Audiências Publicas que serão realizadas em todos os bairros em Itagimirim e no distrito de União Baiana, e em todas essas reuniões, é necessário a participação da comunidade em geral.

 

Fonte: Rafael Amaral - RAstro 101

Por Gutemberg Stolze - imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com