A Câmara de Vereadores de Itagimirim convocou uma sessão estraordináriapara que será realizada na próxima quinta-feira (15). Na sessão acontecerá uma nova eleição da Mesa Diretora (biênio 2015/2016) em cumprimento de uma determinação judicial. A divulgação da nova eleição e convocação dos nove vereadores foi feita através de ofício assinado pelo presidente interino, Israel Batista Pinheiro, que assumiu temporariamente o cargo a fim de conduzir o processo eleitoral.
A nova eleição foi anunciada após uma briga judicial que teve início no fim de dezembro de 2014 quando em uma sessão tumultuada foi realizada a eleição para o biênio 2015/2016. A eleição realizada no dia 08 de dezembro de 2014 elegeu a seguinte Mesa Diretora; Presidente: Francino Andrade de Oliveira Júnior; Vice: Derisvaldo da Silva Bonfim; primeiro-secretário: Márcio Carvalho Alves e segundo-secretário: Israel Batista Pinheiro.
Em resposta, os vereadores Luiz Carlos de J. Oliveira, Luis Guimarães dos Santos, Aurenice Jesus dos Santos, Maria Cleonice da Silva e Vilmar Conrado dos Santos, denunciaram ao Ministério Público a ilegalidade na convocação da sessão, por falta de ampla divulgação da pauta. Eles ingressaram com mandado de segurança contra o presidente da Mesa Diretora, Francino Andrade Júnior. A denúncia foi acatada pelo juiz de Direito da Comarca de Itagimirim, Henrique César de Paiva Laraia, que concedeu liminar determinando a realização de uma nova eleição para restabelecer a legalidade no processo.
Por ordem do magistrado, o vereador mais velho, Israel Pinheiro tomou posse do cargo, na condição de presidente interino, a fim de conduzir o processo. Nos termos regimentais, uma nova eleição foi convocada para o dia 15 de abril, “sem os vícios da primeira, ou seja, com devida publicidade da pauta,” frisa a advogada Magaly de Souza Menezes, que representa os vereadores na justiça.
Por Gutemberg Stolze - imprensananet.com