Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaIbirapitangaInternacionalItabunaItagimirimItapebiPau BrasilPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
15/04/2015 - 22:22:31
Ouvir áudio:

 

 

A cidade de Itagimirim no extremo sul baiano teve uma manhã tumultuada, tudo começou após o anuncio de transferência da sessão extraordinária que seria realizada nesta quarta-feira (15). Obedecendo a uma determinação judicial, na sessão marcada para as 10hs da manhã aconteceria uma nova eleição para presidência da Câmara Municipal (biênio 2015/2016).

Entenda a problemática:

A eleição que reelegeu Junior Andrade em dezembro de 2014 foi questionada na justiça por vereadores oposicionistas, Vilmar Conrado, conhecido como Lindú, Luiz Carlos (o Luizinho), Luis Guimarães dos Santos, Maria Cleonice da Silva e Aurenice Jesus dos Santos.

No dia 07 de abril, o juiz Henrique Laraia, julgando o mérito da ação, após parecer do promotor de justiça, Dinalmari Messias, determinou que o vereador mais velho, no caso Israel Pinheiro assumisse a presidência com a obrigatoriedade de convocar uma nova eleição da Mesa Diretora.

O tumultuo:

Na tentativa de acompanhar a sessão, várias pessoas compareceram para assistir a sessão, porém foram surpreendidas com a Casa de Leis fechada. Por volta das 09h30mina imprensa e os vereadores de oposição adentraram a área administrativa da Câmara onde se encontrava o presidente interino e funcionários.

A reportagem do imprensananet.com entrevistou o vereador Israel Batista Oliveira o Rael.

Gutemberg Stolze – Presidente, qual o impasse impede a realização da eleição que está previamente marcada para hoje?

Israel Batista Oliveira – Eu estou obedecendo a uma determinação judicial do Dr Henrique Laraia que me colocou como presidente interino desta casa de leia. Dentro das atribuições legais a mim conferidas foi marcada uma eleição da mesa diretora para data de hoje, porém, devido a um impasse encontrado nas cédulas de inscrição eu resolvi cancelar a eleição provisoriamente e já marcando para a próxima quarta-feira dia 22.

Gutemberg Stolze - A qual impasse o Sr se refere presidente?

Israel Batista Oliveira – As assinaturas não coincidem, um mesmo vereador assinou em duas chapas, por este motivo os interessados deveram até o dia 22 apresentarem suas chapas com as assinaturas devidamente reconhecidas para que assim possamos realizar uma nova eleição.

Com um edital de nº 04/2015 afixado determinando a nova data da eleição, Rael informou que não tinha mais nada a declarar e convidou a todos para se retirarem do prédio, em seguida fechou a área administrativa da Câmara Municipal.

A população presente aos gritos pediam a abertura da Casa de Leis, (Queremos Eleição”. Uma guarnição da PEOT de Eunápolis chegou ao local para conter os ânimos, algumas pessoas gritava “Arrobem a porta”.

Um chaveiro foi chamado para abrir as portas da Câmara, porém com embates verbais entre assessores e vereadores de situação e oposição colocou em dúvidas a legalidade da ação e o chaveiro se recusou a fazer o serviço.

Ainda na tentativa de abrir as portas da Câmara, foi cogitada a possibilidade de trazer um chaveiro de Eunápolis, porém orientados por policiais da PEOT que afirmaram ser ilegal tal ação sem a presença e consentimento do presidente daquela instituição pública.

Com a chegada das guarnições da Policia Militar de Itapebi e Itagimirim e do comandante do 3º Pelotão Itapebi/Itagimirim, Marcos Laurentino o embate tomou outro rumo. Após conversa com vereadores e advogados de ambos os lados foi iniciado contato por telefone com Juiz Drº. Otaviano Andrade de Souza Sobrinho.

Após o contato por telefone, os advogados se dirigiram para Eunápolis para uma breve audiência com o mencionado juiz. A advogada dos vereadores da chapa de oposição, (Lindú, Luizinho, Luis Guimarães, Maria Cleonice e Derisvaldo), protocolou uma acusação de desrespeito de ordem judicial que será apreciado pelo judiciário.

 

 

Por Gutemberg Stolze - imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com