A sessão extraordinária da Câmara municipal de Itagimirim na noite desta quarta-feira (22) promoveu uma importante mudança no quadro político no município. Com a presença de seis dos noves vereadores; Israel Batista Pinheiro (Rael), Derisvaldo da Silva Bonfim (Deris), Luiz Guimarães, Vilmar Conrado (Lindú), Luiz Carlos Júnior (Luizinho) e Maria Cleonice (Preta) o novo presidente foi eleito com 5 votos e uma abstenção do presidente interino.
Ao contrário do clima de tensão e tumultuo da ultima quarta-feira (15) quando os ânimos se exaltaram após o presidente interino cancelar a sessão, a votação transcorreu de maneira tranqüila. Em seu primeiro mandato, Deris (PRB) tem 38 anos e assume a presidência após uma disputa jurídica que determinou novas eleições para a escolha do presidente da Casa.
Com o plenário lotado e muitas pessoas aglomeradas do lado de fora para assistir a votação, a eleição para novo presidente da casa legislativa de Itagimirim teve chapa única, denominada “Unidos Somos Fortes”. A chapa foi eleita com a seguinte composição; Vereador Deris como presidente, Vereador Luizinho como vice-presidente, 1º secretário, Vereador Lindu, 2 secretário Vereador Luiz Guimarães e Vereadora Preta como membro.
O presidente interino, Israel Batista Pinheiro (Rael), presidiu a sessão, em seu discurso Rael enfatizou seu papel como presidente Interino por determinação judicial e chamou pra si a responsabilidade do impasse gerado na semana anterior. Antes do início da votação foi realizada a chamada nominal dos vereadores, nesta chamada foram detectadas as ausências dos vereadores; Francino Andrade de Oliveira Junior (Junior Andrade), Aurenice Jesus dos Santos (Professora Nice) e Marcio Carvalho Alves (Marcio da Saúde).
Em discursos emocionados e por alguns momentos deixando transparecer emoção e desabafo, foi unânime a ênfase do novo presidente e mesa diretora ao agradecer o importante papel da vereadora Preta por se manter firme em suas convicções e permanecer no grupo. Outro ponto de destaque foi as declarações de unidade grupo seguirá a linha de transparência com o erário público.
Por Gutemberg Stolze – imprensananet.com