O Projeto Agrovida, uma iniciativa da Veracel Celulose para o fortalecimento da Agricultura Familiar, vem fazendo a diferença pelos lugares que já foram implantados. No Distrito de União Baiana, município de Itagimirim, está o maior exemplo, onde dezenas de famílias engajadas no Projeto sentiram as mudanças em suas vidas e melhorou a economia da localidade.
Agora o Projeto está sendo implantado na sede do município. Várias foram as reuniões de preparação com presenças de assistentes sociais e técnicos agrícolas fornecidos pela Veracel. Essas reuniões têm objetivos específicos, sendo um delesa preparação das pessoas que lá irão atuar no que se refere ao preparo do solo; adubação adequada; preparo das mudas do que vão ser plantados; métodos de controle de pragas e ervas daninha e ainda a convivência entre os assistidos; fator indispensável para boa obtenção do sucesso esperado.
Para o funcionamento do Agrovida a parceria é feita com a participação de uma associação de moradores, Veracel Celulose e o município. A Veracel fornece os lotes em áreas de recuo do plantio de eucalipto próximas às comunidades,em regime de comodato por tempo indeterminado à Associação, a quem cabe a organização e administração das famílias contempladas, enquanto o município elabora os plano de ação e fornece todo o apoio logístico desde os primeiros paços da implantação do Projeto, através da Secretaria Municipal de Agricultura.
No caso do Projeto na sede do município, são 28 famílias cadastradas que estão demonstrando grande interesse em dar início ao plantio. Uma visita ao Distrito de União Baiana, programada e promovida pela Veracel, com apoio da Prefeitura, ocorrida no dia 08 desse mês,que contou com a presença do prefeito Rogério Andrade, acompanhado de secretários e assessores, os futuros pequenos agricultores de Itagimirim se mostraram ansiosos a darem início aos trabalhos. Após um café da manhã servido a base de petiscos fabricados lá mesmo na comunidade pelos participantes do Projeto, a assistente Social da Veracel, Izabel Bhianc falou da importância do Agrovida nas vidas de quem já estão colhendo os frutos.
O prefeito Andrade também reconheceu as mudanças em todos os setores provocadas pela implantação do Projeto no Distrito e reafirmou seu compromisso em dar total apoio, através da Secretaria de Agricultura do município, para que na sede do município, se repita o sucesso alcançado no Distrito de União Baiana. Logo em seguida todos estiveram na fábrica de farinha e outros derivados da mandioca e ficaram deslumbrados com o que presenciaram; muita gente trabalhando‘feito formiguinhas’; uns raspando mandioca, outros secando o polvilho; enfim, o que eles viram provocou ainda mais a vontade de arregaçar as mangas e partir de vez para o plantio. Vale ressaltar que a Veracel entrega a terra toda preparada e até as primeiras sementes são doadas pela empresa.
O Projeto Agrovida é um programa de agricultura familiar voltado para a produção de alimentos para consumo da própria comunidade, fornecimento de alimentos para a merenda escolar e para as famílias cadastradas no Bolsa Família, como já está acontecendo em Itagimirim, através do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).
Ascom – Prefeitura de Itagimirim
Por Gutemberg Stolze - imprensananet.com