É necessária muita boa vontade para trabalhar no trabalho social. Trabalho que lida no dia a dia com pessoas das camadas mais carentes da população. Essas pessoas não são apenas carentes de bens ou de recursos de dinheiro, a grande maioria delas é carente de educação e, acima de tudo de conhecimento dos seus direitos. São muitas delas famílias numerosas; cheias de filhos que sobrevivem quase que apenas dos programas governamentais da área social; Bolsa Família é o principal deles.
Em Itagimirim assistência social desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, através do CRAS funciona a contento, mesmo em tempos de crise, centenas de famílias são atendidas diariamente com todo tipo de demandas. No Distrito de União Baiana, através do CRAS Volante, criado para atender os moradores das comunidades fora da sede dos municípios, foi implantada uma unidade do Programa que já começou a todo vapor. Há de se destacar o trabalho que está sendo desenvolvido no Distrito pela psicóloga Lilliane Lima e a assistente social Luma Nunes; ambas já conquistaram a simpatia dos moradores.
A Prefeitura disponibilizou um local para funcionamento da unidade, onde também se hospedam as duas servidoras, que tem levado muito a sério o trabalho com as famílias da comunidade, inclusive com palestras sobre o combate ao abuso sexual a menores e adolescentes, que tem a data de 18 de Maio como marco de comemorações. A palestra aconteceu na escola local atingindo todos os alunos e professores.
O trabalho de Luma e Lilliane consiste também em visitas permanentes às casas, são durante essas visitas que elas detectam os problemas e assistem essas pessoas. Dentre esses problemas estão os de falta de documentação pessoal; cadastramento do Programa Bolsa Família e até encaminhamento de pessoas para tratamento de saúde. Um trabalho que elas fazem com muita dedicação e até muito bom humor, mantendo sempre um longo e afetuoso sorriso.
As pessoas as recebem com alegria e confiança e agradecem sempre pela visita, conforme constatou a equipe da Assessoria de Comunicação da Prefeitura que acompanhou as duas profissionais em algumas dessas visitas. Por onde luma e Lilliane passam, são logo cumprimentadas pelas pessoas que normalmente as abordam na rua para se informar de alguma coisa ou mesmo cobrar a visita em sua casa; na verdade elas são mesmo determinadas porque demonstram amar mesmo o que fazem.
Ascom – Prefeitura de Itagimirrim
Por Gutemberg Stolze - imprensananet.com