Foi muito além das expectativas dos organizadores das atividades em comemoração ao Dia da Criança, durante o 12 de outubro em Itagimirim. O sucesso foi garantido. Provavelmente tenha sido pela simplicidade com que foi organizada a festa para os pequenos; sem muita pompa, sem prêmios caros e outras coisas mais. A situação em que vive a Prefeitura no momento de crise acentuada, não permite eventos que venham onerar, ainda mais os cofres do município. Mesmo contrariando à vontade do prefeito que já tinha planejado um verdadeiro festival de distribuição de presentes às crianças de Itagimirim; o que não foi possível para esse ano, mas ele pediu empenho total para que não deixasse suas crianças ficarem sem diversão. E assim aconteceu! E aconteceu em grande estilo.
Há tempos não se via a Praça Castro Alves tão cheia; tão graciosa e iluminada de gente bonita, saudável e muito educada. As famílias desceram de todas as partes para acompanhar de perto as diversas atividades promovidas pelas equipes do Departamento de Cultura e do Esporte, que conseguiram entreter as pessoas durante a manhã e a tarde. Durante a manhã houve disputado torneio de Furinga, com direito à entrega de troféus e medalhas, onde envolveu toda a equipe da Secretaria de Esportes, com participação de crianças e adolescentes.
A partir das 16 horas, a praça já estava lotada. Um sistema de sonorização, comandado pelo empresário e artista Luiz Carlos dava o tom das festividades; tudo para alegrar, especialmente as crianças que não se aquietavam. Elas vieram de todos os lados e tinham elas de todas as idades; desde pequeninas ainda de colo, até os maiores já entendidos do que se passavam naquela tarde alegre. Os pais eram todo cuidado; olhos atentos e atenção redobrada; afinal... com criança não se pode descuidar.
Dois pula-pulas acumulavam filas que dobravam os canteiros da Praça; todos queriam pular e pular muito. Organização não faltou para não tumultuar; o direito é para todos e assim foi a regra. Enquanto pulavam os menores os jovens caíram na dança. Grupos musicais se apresentaram e deram um show a parte. A rapaziada mostrou a força da juventude e esbanjou ritmos que levantaram calorosos aplausos de uma plateia extremamente concentrada. Enquanto isso, um telão estava sendo instalado para a apresentação do CINEMA NA PRAÇA; um projeto que deverá ter continuidade, tamanha foi a aprovação por parte do público. Enquanto isso, mais adiante, os professores Marcelo e Herivelto se viam arrodeados de populares em quanto arrepiavam numa Roda de Capoeira com seus dedicados alunos.
Terminada as apresentações de dança, teve início a primeira parte do tão aguardado sorteio, que teve colaboradores como o Salão do Binha, Salão Visual, Lanche Legal e da própria Prefeitura Municipal. Em meio a sorteio e instalação do telão, a equipe do Departamento de Cultura distribuía suco e pipoca para todos os presentes; priorizando os pequeninos; claro, mas os adultos também participaram. Hora do filme; silencio, muita atenção, olhos vidrados na tela e reações de acordo cada parte do filme. Em clima de muita descontração, o sorteio continuou logo após o término do filme, causando grande expectativa nas pessoas que tinham a senha.
“Foi muito bom! ” Essa expressão foi predominante ao término das festividades. O povo aprovou e os organizadores sentiram realizados. As crianças de Itagimirim, especialmente as pertencentes às famílias de menor renda, não passaram o seu grande Dia no marasmo, eles se divertiram, graças à iniciativa de pessoas que não pensam apenas nos seus, mas nas pessoas ao seu redor.
Ascom – Prefeitura de Itagimirim