A Usina Hidrelétrica de Itapebi informa aos moradores de Itapebi, Barrolândia e Belmonte, que fortes chuvas ocorridas na região Norte do estado de Minas Gerais e Extremo Sul da Bahia provocaram o aumento do volume do Rio Jequitinhonha, obrigando a usina a abrir as comportas do vertedouro da barragem.
Esse é um procedimento de segurança em atendimento ao Manual de Operação do Reservatório.
A UHE Itapebi é uma usina a fio d´água, ou seja, que gera energia aproveitando a vazão natural do rio. Assim, como aumento do volume de água que chega à usina, naturalmente eleva-se também o volume de água à jusante da barragem (após a usina).
A maior vazão de água registrada até momento foi de 3.100 m3/s no dia 21/12, sábado às 08:00 h.
Nos últimos dias foi observada uma redução dos índices de chuvas e a vazão de água no dia, 24/12 na Usina é de 2.100 m3/s e se apresenta estável.
A Usina Hidrelétrica de Itapebi recomenda à população que fique atenta ao aumento do volume do rio, reforçando a amarração dos barcos e evitando, nos próximos dias, atividades de lazer em suas margens.
A empresa informa, ainda, que está monitorando constantemente os níveis do rio e do reservatório da usina e manterá a população informada dos novos fatos, caso necessário, especialmente se houver previsão de novas elevações do rio.
Fonte Ascom Usina Hidrelétrica - Luís Cláudio Ribeiro
Por Gutemberg Stolze - imprensananet.com