A tradicional distribuição de peixes para moradores de baixa renda em Itapebi, gerou revolta e GRANDE PREJUÍZO aos integrantes da ASBAPE – Associação dos Pescadores Artesanais da Região do Baixo Jequitinhonha de Itapebi. Enquanto moradores recebiam Corvina e Cação em Posta, pescadores viram seu estoque de tilápias encalhar por conta da administração municipal cancelar compra de ULTIMA HORA.
Entenda o caso
Assim como nos anos anteriores, a prefeitura de Itapebi, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, reserva e compra o estoque de peixes da associação ASBAPE, pescado que é distribuida para a população. A compra do pescado promove a inclusão social, geração de emprego e renda, dinheiro público circula no município.
Com todo o estoque de tilápia reservado pela prefeitura de Itapebi, os associados da ASBAPE deixaram de vender o pescado para vários clientes em busca do produto devido a demanda nesta época do ano. Entretanto, para surpresa de todos, na terça-feira 30/03, os representantes da associação foram informados que a prefeitura não mais compraria o estoque por ela reservado.
O prejuízo
Com o cancelamento da compra, todo o pescado da ASBAPE continuam nos tanque, um prejuízo ainda não calculado, que inclusive impossibilitou os pescadores a ter uma sexta-feira santa com seus familiares. Com os tanques cheios, os pescadores tiveram que permanecer na área de produção às margens do rio Jequitinhonha com medo que os pescados fossem roubados.
Com o ocorrido, ficam as perguntas;
A reportagem do Imprensananet.com tentou contato com o secretário de Assistência Social, bem como com outros membros da administração municipal, tais como; Isan Botelho, o prefeito Juarez Oliveira, o vice-prefeito Mazinho, entretanto não obtivemos sucesso. No intuito de dar direito ao contraditório e versão das partes citadas, deixamos espaço aberto caso a prefeitura queira se pronunciar sobre o assunto.
Por – Gutemberg Stolze / Imprensananet.com