Itapebi iniciou nesta segunda-feira 10/03 a vacinação contra o papiloma vírus humana (HPV), principal causador do câncer de colo de útero. A campanha visa vacinar adolescentes entre 11 à 13 anos, a imunização será feita em três momentos distintos, sendo a segunda dose aplicada seis meses após a primeira. A terceira deve ocorrer cinco anos depois.
A campanha de vacinação que acontece em todo o Brasil tem o objetivo de imunizar pelo menos 80% das adolescentes desta faixa etária. Em entrevista, o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, explicou que a orientação para estados e municípios a aplicar a primeira dose nas escolas.
Segundo ele, países como Austrália e Reino Unido adotaram a estratégia e obtiveram altos índices de cobertura vacinal. “Adolescente não é um público que frequenta postos de saúde. Mas, a partir da segunda dose, é preciso procurar uma unidade de saúde”.
O Secretário Sidinei Teixeira mobilizou uma equipe que dará prioridade total às alunas da rede publica municipal da sede e da zona rural. "Esta campanha tem uma importância enorme, esta vacinação pode proporcionar a estas criança e futuras mães uma vida livre deste virús que causa grandes perdas às mulheres" concluiu o secretário.
O vírus HPV está relacionado a diversos tipos de câncer, mas principalmente ao do colo do útero (95% dos casos), o segundo que mais atinge mulheres. Estima-se que 685 mil pessoas sejam infectadas por esse vírus por ano no Brasil.
Por Gutemberg Stolze - imprensananet.com