A seção da Câmara Municipal de Itapebi que aconteceu nesta terça-feira 18/03 foi marcada por temas polêmicos, denuncia e debates. De um lado a oposição composta pelos vereadores Paulinho de Fifía, Paraíba e Antero Botelho e do outro os vereadores da base aliada cobrando e mostrando mudanças positivas no governo municipal.
Após a leitura da ata da seção anterior que fora aprovada por unanimidade, o presidente Zelito Gomes o “Zé do Leite”, solicitou a primeiro secretário que fizesse a leitura do expediente do dia. O primeiro secretário leu ofício de convocação dos Secretários, Jorge Mueller, secretário de obra e Sidinei Teixeira, secretário de saúde.
A convocação aos secretários é respaldada por normas e leis, o não comparecimento quando solicitado, incide em penalidades legais. Jorge Mueller, secretário de obras enviou à Câmara Municipal, atestado de saúde que impossibilitou seu comparecimento terça-feira 11/03.
O Secretário de Saúde Sidinei Teixeira que fora convocado para prestar esclarecimento de sua pasta na seção desta terça-feira 18/03 não compareceu a seção, porém mandou um ofício com suas justificativas. No ofício o secretário rebateu a legalidade de sua convocação que de acordo com as leis municipais, qualquer secretário municipal ao ser convocado deve ter um tempo abio mínimo de 15 dias a contar do seu recebimento, bem como pauta dos assuntos a serem tratados.
Colocados em votação os projetos de leis 01/2014 que dispõe sobre a correção de distorção salarial da categoria auxiliares de enfermagens e o projeto de lei 02/2014 que fixa o menor salário a ser pago no município de Itapebi R$ 724,00 (salário mínimo). O primeiro projeto foi aprovado por unanimidade e o segundo projeto aprovado pela maioria dos vereadores, Leo de Noeme votou contra, Léo defendia o valor mínimo se 850,00 (Oitocentos e cinquenta reais).
Em seguida o presidente concedeu três minutos ao representante do sindicato dos funcionários publicos munucipais, Sinvaldo de Jesus. Sinvaldo enviou ofício para explanar sobre problemáticas no reajuste de salários dos funcionários.
Sinvaldo demonstrou-se indignado com a situação salarial dos funcionários, achamos injusto o reajuste salarial dado no ano de 2013 aos motoristas municipais e na semana passada aos técnicos de enfermagem. "Quero aqui pedir ao senhor presidente e aos demais vereadores que olhem para todos as classes de trabalhadores deste município e cobre ao gestor o reajuste salarial para todas as classes, motoristas e técnicos de enfermagem trabalham e tem os mesmo direito dos demais funcionários", concluiu o sindicalista.
Franqueada a palavra aos vereadores, usaram o plenário os vereadores Antero Botelho, Paraíba, Leo de Noeme, Neumar Queiros, Paulo Mão de Quiabo, Paulinho de Fifía e Plínio Correia.
Buscando instaurar uma CPI para investigar as contas municipais com base na denuncia feita por Sinvaldo de Jesus, denuncia esta que dispõem sobre possíveis irregularidades na execução e pagamento da obra de asfaltamento das ruas Othon Cachoeira Costa e Silvio Tosto Junior, os vereadores de oposição Antero Botelho, Paraíba e Paulinho de Fifía utilizaram suas falas para conseguir os votos favoráveis ao início da CPI. A denuncia foi encaminhado para a Comissão de Inquérito e Justiça da câmara que irá avaliar seu conteúdo e decidir se enviar ou não para votação o pedido de CPI na próxima seção.
Os vereadores Neumar Queiros e Paulo Mão de Quiabo em seus discursos mostraram favoráveis à CPI desde que a mesma tenha matéria suficiente. Léo de Noeme reafirmou seu compromisso com o povo, “Os problemas e demandas que chegam até a mim e foram levadas ao Prefeito Drº Francisco estão sendo resolvidos, em meu compromisso buscando melhorias para nossa cidade. Estive conversando com Jorge Solla, ex-secretário de saúde da Bahia, que assumiu o compromisso de buscar uma rápida solução pra este enorme problema que prejudica nosso município que é a falta de atendimento do hospital regional de Eunápolis”, concluiu o vereador.
Plínio Correia ratificou seu compromisso com governo Francisco Brito “As demandas cobradas ao governo estão sendo realizadas, nosso compromisso maior é com o povo, estaremos monitorando os compromisso assumidos, caso não sejam cumprido iremos seguir a indicação do povo itapebiense”, vereador Plínio.
O presidente Zé do Leite encerrou a seção informando que a câmara irá apurar os documentos apresentados e caso haja indicação, a pauta reivindicada será posta em votação na próxima seção.
Por Gutemberg Stolze - imprensananet.com