Itapebiense, Maria Aurélia resolve expor sua batalha pela vida e a luta por seus direitos constitucionais, o qual lhe dar direito a tratamento médico contra o câncer.
- Hoje resolvi relatar meu estado clínico
- Cansada de tudo, cansada da maneira como acho que sou tratada, cansada com o descaso do olhar de um tratamento que um paciente de câncer deve ter, cansada. Como diz a LEI 14. 238 (Art. 5º), é dever da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar à pessoa com câncer, prioritariamente, a plena efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à assistência social e jurídica, à convivência familiar e comunitária, entre outros decorrentes da Constituição Federal e das leis.
- Art. 6º | Nenhuma pessoa com câncer será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação ou violência, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.
- § 1º | Considera-se discriminação qualquer distinção, restrição ou exclusão em razão da doença, mediante ação ou omissão, que tenha o propósito ou o efeito de prejudicar, de impedir ou de anular o reconhecimento dos direitos assegurados nesta Lei.)
- Tenho vivido momentos da dor da carne da alma e do corpo, dores constante, macrocitose, leucopenia (por conta do ribóclibe). Essa medicação, uso todos os dias três comprimidos durante 21 dias e descanso 7 dias, ela tem efeitos colaterais fortes, tais como, diarreia, dores, coceira pelo corpo, pequenas feridas, falta de apetite, falta de ar por conta da metástase óssea no esterno e mais algumas reações que a medicação faz.
- Faço uso do anastrozol outra medicação com reações fortes (bloqueador) hormonal zometa, uma medicação para os ossos, que necrosa o osso da mandibula, motivo pelo qual perdi todos meus dentes, e mesmo assim para minha surpresa, esse mês apareceu uma pequena orto necrose, fazendo laserterapia e acompanhamento com um profissional odontólogo com especialização em oncologia, deixando claro que tudo pago por mim, 'PARTICULAR' onde poderia ter tudo isso mantido pela lei que me ampara.
- Tenho metástase óssea onde a última cintilografia apareceu dois novos pontos; o braço direito e a clavícula, (CINTILOGRFIA PARTICULAR). Pronto, além disso, estou com um problema na vista esquerda com lacrimejamento, coceira e reações devido ao ribóclibe, estou em uso de 3 colírios.
- Mas, continuarei lutando, mesmo sem força irei lutar com leveza e dignidade, agora houve um aumento do indicador tumoral, onde estou realizando um novo Pet Escan, (já realizei dois onde também fiz particular) custo alto. Tenho que com urgência, realizar um novo pet escan, estou confiante, não entrego os pontos, sou guerreira e me sinto forte e lutarei pelos meus direitos.
A equipe do Imprensananet.com se solidariza com tudo que estás passando. É compreensível que esteja cansada e frustrada com a situação. A luta contra o câncer é desafiadora, tanto física quanto emocionalmente, e a falta de apoio adequado pode tornar tudo ainda mais difícil.
Você tem razão em buscar seus direitos. A Lei nº 14.238 assegura às pessoas com câncer o direito a um tratamento digno e prioritário, com acesso a todos os recursos necessários para garantir sua qualidade de vida.
Seus direitos:
O que você pode fazer:
Recursos úteis:
Lembre-se, você não está sozinha. Existem muitas pessoas e instituições dispostas a te ajudar nessa jornada.
Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com