Aconteceu na tarde desta segunda-feira 23/09 uma reunião extraordinaria entre diretores de educação e o Secretário de Educação de Itapebi Jurailton Alves.
Preocupados com a situação criada com a demissão de funcionários publicos que afetou a rede educacional de Itapebi e causou uma série de problemas, todos os diretores da rede municipal de ensino se dirigiram à casa do Secretário de Educação onde solicitaram uma reunião extraordinaria em busca de solucionar os problemas causados pelas demissões.
Os diretores falaram para Jurailton, que estavam ali unica e exclusivamente para encontrar uma solução para os problemas criados com as demissões. Falaram ainda que sabiam que demissões se faziam nescessárias, mas, muitas destas delas ocorreram de forma arbitrária e sem nenhum critério.
“Todas as escolas ficaram em falta de profissionais essenciais para seu funcionamento (secretário escolar que tem apenas um em cada escola, professores, porteiro, auxiliares, monitor escolar, etc.). Sabemos que a folha está inchada, a prefeitura já recebeu notificações para reajuste dos índices da folha de pagamento, o corte deve ser feito, então que comece por pessoas que estão em casa sem trabalhar, existem pessoas que sabemos estão na folha mais que na educação não trabalha. Eu tenho uma filha que estuda aqui em Itapebi e estou preocupada, se a escola não oferecer o minimo para os alunos com certeza os professores irão parar.” Andreia Cachoeira
“A creche é um serviço social e essencial em qualquer município, não podemos ficar sem uma estrutura básica de atendimento para nossas crianças. Na Creche São José com as demissões os funcionários estão trabalhando 10 (dez) horas por dia onde o correto são 6 (seis) e não receberão a nada mais por estas 4 (quatro) horas extra, eles sabem das nescessidades da creche, só permiti esta situação como efeito emergencial, pois não é justo com o trabalhador, esperamos que esta situação seja resolvida e que não tenhamos que fechar as portas da creche no período da tarde” Danuzia Angelo
Na reunião podemos perceber e os próprios diretores deixaram bem claro que estão todos do lado do Secretário de Educação Jurailton Alves pelo desempenho e compromisso que tem demonstrado com a Educação de Itapebi.
Sabemos que estas demissões não foram causadas por Jurailton, o Advogado Marcos Adriano que fez a auditoria deveria ter sentado com o secretário e diretores antes de efetuar esse processo, uma vez que eles sim sabem quais são as verdadeiras carências de cada Unidade de Ensino além de detectarem quais serviços não poderiam ser efetados com o corte.
Durante a reunião por telefone os diretores entraram em contato com Marcos Adriano que garantiu aos diretores e ao secretário que os serviços basicos e essenciais seriam mantidos.
Os Diretores e Jurailton debateram e chegaram a um consenso, uma lista das nescessidades básicas serão entregues a Marcos Adriano, para isso um oficio já foi providenciado marcando uma reunião na terça-feira 24/09 com o advogado.
O imprensananet também conversou com o Advogado Marcos Adriano, questionado sobre a reunião falou “Estamos em momento de ajuste administrativo, sabemos que esta situação de demissões não é nada agradável, porém necessária, com as dispensas temos que fazer ajustes e remanejamento de pessoal”
Por Gutemberg Stolze - Imprensananet.com