Na manhã desta sexta-feira por volta das 10:00hs da manhã, a equipe da Polícia Civil de Itapebi liderado pelo Delegado Drº Jancen Junior e os agentes José Raimundo, Jurandir Silva e Roberto Batista saíram em diligencia para apurar denuncia anônima.
Os policiais fora até a Fazenda Limoeiro na zona rural de Itapebi onde funciona a Pedreira São Luiz. Na referida empresa foram encontradas 147(cento e quarenta e sete) bananas de dinamites, confirmando a denúncia anônima.
Após conversa com o proprietário da pedreira, o Srº Luiz Carlos Vieira Lins, que confessou o armazenamento incorreto dos explosivos.
Depois de confirmar que os explosivos estariam armazenados em desconformidade com a legislação em vigor, o Empresário Luiz Carlos informou aos policiais que na propriedade havia mais 47(quarenta e sete) bananas de dinamites da marca Elephante, 250kg de Nitrato de Amônia(oxidante) e 13(treze) espoletas da marca Yara.
Com a confirmação do delito e o fragrante, Luiz recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a delegacia de Itapebi, todos os produtos encontrado na Pedreira foram apreendidos.
A advogada do empresário, Drª Carol Andrade informou ao Imprensananet.com que todos os produtos explosivos foram adquirido legalmente, o problema foi o armazenamento incorreto.
Ainda segundo Drª Carol, o seu cliente ficará detido pois este tipo de infração tem pena acima de 04(quatro) anos e somente o juiz pode arbitrar a fiança, “Vamos buscar junto ao Juiz a liberdade provisória . Meu cliente tem Nível Superior, é trabalhador, tem família e endereço fixo”.
Das condições que a lei pede:
Depósito, Manuseio e Armazenamento de Explosivos
Art. 551 - Depósitos são construções destinadas ao armazenamento de explosivos (pólvora etc.), acessórios ou iniciadores destes, munições, apetrechos e outros implementos de material bélico de uso civil.
Art. 552 - Quanto aos requisitos na construção dos depósitos, podem estes ser classificados em:
I - "Depósito Rústicos": são aqueles de construção sumária, dada a renovação constante do estoque de explosivos neles contidos, sendo constituídos, em princípio, de um cômodo de paredes de alvenaria simples, de pouca resistência ao choque, cobertos, de laje de concreto simples ou de telhas, dispondo de ventilação natural (geralmente obtida por meio de aberturas enteladas nas partes altas das paredes) e de um piso cimentado ou asfaltado. É o tipo de depósito construído para armazenamento de explosivos e acessórios em demolições industriais (pedreiras, minerações, desmontes);
Por Gutemberg Stolze – imprensananet.com