Aconteceu nesta segunda-feira 18 de novembro na cidade de Teixeira de Freitas no extremo sul da Bahia o Seminário do PINAC. Com um total de 1.519 (Um mil quinhentos e dez) educadores de 21 cidades.
Com a enorme quantidade de participantes os organizadores dividiram o evento em três locais, Cenarium Eventos, Auditório do Hotel Pioneiro e Espaço D’ Cerimonial onde a equipe de educadores de Itapebi esteve por todo o dia.
O evento teve início às 09h30min com o momento deleite, em seguida houve a apresentação de um vídeo do professor Cipriano Carlos Luckesi, às 10h o publico presente pôde apreciar a audição do poema de Cecília Meireles “O Iniciante” em vídeo.
Após o coffee-break coordenadores e professores das cidades ali presentes puderam apresentar suas experiências e projetos realizados em seus municípios. A diretora da educação do campo de Porto Seguro, Jane Célia Ribeiro é orientadora de estudos do PINAIC em 17 escolas naquele município.
“Somos uma equipe de professores e desenvolvemos um projeto para todas as escolas do campo que consiste em “como trabalhar com materiais recicláveis”. Desenvolvemos jogos e brinquedos utilizando materiais recicláveis em cada escola” Jane.
A cidade de Itapebi através da Secretaria de Educação Municipal esteve representada no evento por; Alessandro Farias, orientador de estudos, Maria Raymunda de Freitas, coordenadora municipal, João Paulo Góes, professor alfabetizador, Alessandra Costa, professora alfabetizadora, Altamara Brito, professora alfabetizador, Josefa Freitas, professora alfabetizador, Maria Edinalva Nascimento, professora alfabetizador, Lalesca Santos, professora alfabetizador e Silvia Sandra Encarnação, orientadora de estudos.
A primeira ação do PNAIC no município de Itapebi foi a formação continuada de professores alfabetizadores e de orientadores de estudo. Os encontros com os educadores foram conduzidos pelos orientadores de estudo.
O segundo eixo trabalhado pelo pacto aconteceu com a distribuição de materiais didáticos voltados para a alfabetização. “O MEC distribuiu 60 milhões de livros didáticos para os três primeiros anos do ensino fundamental, por meio do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD. Além dos livros, também foram disponibilizados jogos pedagógicos”.
Para avaliar os resultados do PNAIC, o Ministério se baseará nos resultados colhidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, por meio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. Este terceiro eixo reúne três componentes principais: avaliações processuais, disponibilização de um sistema informatizado no qual os professores deverão inserir os resultados da Provinha Brasil de cada criança, no início e no final do 2º ano; e aplicação, para os alunos concluintes do 3º ano, de uma avaliação externa universal, visando medir o nível de alfabetização alcançado ao final do ciclo.
O quarto eixo do PNAIC no município foi a atuação da frente de mobilização social pela Educação. “O MEC trabalhou com um comitê gestor nacional, uma coordenação estadual e outra municipal. A ideia foi monitorar as ações do pacto, apoiando e assegurando a implementação de várias etapas do programa, por meio de encontros e fóruns”.
Por fim, o Ministério deu ênfase ao fortalecimento dos conselhos de educação, dos conselhos escolares e de outras instâncias comprometidas com a Educação nos municípios. “Esses foram os principais benefícios trazidos para o município de Itapebi pelo PNAIC”, afirmou Silvia.
A Coordenadora das escolas indígenas de Porto Seguro Carla, as escolas são todas Pataxós e tem cerca de 1.800 alunos entre alunos da educação infantil ao ensino médio. Duas das escolas tem ensino médio e seis tem do ensino infantil ao ensino fundamental II, nestas escolas temos cerca de 140 professores, a grande maioria dos professores são índios Pataxós.
“Além da língua portuguesa e do currículo escola do MEC, nossas escolas ensinam a língua indígena, suas culturas e tradições. A confecção de artesanato tem uma grande importância na cultura e na economia das aldeias”, acrescentou Carla.
Os municípios participantes:
Alcobaça – Caravelas – Ibirapuã – Itamaraju – Itanhém – Jucuruçu – Lajedão – Medeiros Neto – Mucuri – Nova Viçosa – Prado – Teixeira de Freitas – Vereda – Belmonte – Eunápolis – Guaratinga – Itabela – Itagimirim – Itapebi – Porto Seguro – Santa cruz de Cabrália.
Por Gutemberg Stolze – Imprensananet.com