
Milhares de informações circulam na Redes Sociais e veículos de comunicação do Brasil e do mundo com informações de como enfrentar o Covid-19. Infelizmente também são vinculadas na mesma velocidade FAKE NEWS e ideologias partidárias, tanto de ESQUERDA quanto de DIREITA, que só complica a atual situação em que vivemos.
Nós do Imprensananet.com que temos acompanhado o comportamento de cidades do Extremo Sul da Bahia; Porto Seguro; Eunápolis, Itagimirim, Itapebi, entre outras que tem vivido dias de quarentena com Decretos Municipais e Estadual que restringe o funcionamento do comércio. Dentre tantas coisas faladas e publicadas, principalmente em relação ao contágio e desastre econômico, resolvemos fazer uma reflexão.
Levando em consideração a cidade de Porto Seguro, a qual resido a mais de 5 anos, levando em consideração ao RECORDE de turistas que a Terra Mater do Brasil recebeu em dezembro e o enorme fluxo no período do carnaval, quantas pessoas realmente teve contato com turistas infectados?
A cidade que pulsa o turismo, a qual sua população na grande maioria trabalha diretamente com contato com turistas, seja em hotéis, cabanas de praia, balsa, parque aquático, casa de shows, etc. Hoje está população reclusa em casa não poderia está levando o vírus para sua comunidade? Seus familiares e amigos?
Seguindo este pensamento, podemos sim entender a questão de especialistas que disseram que o Covid-19 é apenas uma “Gripizinha”, ou seja, apesar do seu contágio ser de forma rápida, muitas pessoas já devem ter contraído o vírus, ter se recuperado sem nem saber que estavam doentes. Algo que podemos levar em consideração por termos uma população consideravelmente jovem, onde o grupo de ALTO RISCO são pessoas idosas, como é o caso da Itália.
Ressaltamos que o vírus existe, é real, seu contagio pode levar a morte, entretanto, porém, não devemos ter medo e SIM nos precaver e tomarmos os cuidados devidos de acordo com as recomendações em relação à nossa higiene pessoal, bem como aos objetos os quais temos contato, e, principalmente termos cuidados redobrados com nosso idosos.
Decretos foram emitidos, leis que devem ser cumpridas, entretanto não podemos no abater nem tão pouco deixar de emitir nossas opiniões, sempre com responsabilidade. A Covid-19 está causando um dano ainda incalculável à economia, milhares de pessoas perderão seus empregos, empresários vão falir, por isso precisamos ficar atentos e voltarmos ao nosso cotidiano, está não é a primeira nem será a última doença global, não podemos deixar que ideologias partidárias e políticas maximize estes danos.
Para finalizar esta reflexão, é bom lembrar que algumas cidades e até estados estão revogando os decretos de fechamento do comércio. Desta forma, porém, com cuidados específicos e obedecendo orientação sanitária, a vida parece que vai começar a voltar ao normal.
Por – Gutemberg Stolze / Imprensananet.com