
Assim como o restante o país, há cerca de 130 dias, Porto Seguro sofre com a PANDEMIA do Novo Coronavírus, a Covid-19, período este pelo qual foi instaurado o estado de quarentena com rodoviária e aeroporto fechados. Como diziam os especialistas, a quarentena serviria para impedir e/ou retardar a proliferação do vírus, enquanto o estado providenciaria a reestruturação da saúde para receber pacientes e impedir o colapso sanitário.

Reconhecidamente como um excelente hospital, o HDLEM – Hospital Deputado Luiz Eduardo Magalhães, Porto Seguro possui APENAS 10 leitos de UTI, os quais também são destinados a atender cerca de 400 mil pessoas (Porto Seguro, Cabrália, Belmonte, Itapebi, Itagimirim, Eunápolis, Itabela e Guaratinga). Infelizmente, até o dado momento, apesar de grandes valores transferidos ao Estado da Bahia pelo Governo Federal, nenhum novo leito de UTI foi criado na Terra Mãe do Brasil.

Neuroccor
Há alguns anos, o Hospital Neuroccor buscou parceria com o Trade Turístico de Porto Seguro para instalar leitos de UTI, entendendo que seria uma ótima opção para um dos destinos turísticos mais procurados do mundo. Entretanto, naquele momento os empresários não se interessaram, mesmos sabendo que o investimento seria abatido em futuros serviços médicos de familiares e colaboradores dos empresários.

Com a PANDEMIA, a inoperância e promessas não cumpridas do Governo do Estado em criar novos leitos de UTI em Porto Seguro, a ideia de parceria entre o Trade Turístico voltou à tona, principalmente no intuito de ofertar leitos de UTI para a retomada do turismo. Desta forma, foram arrecadados cerca de 400 mil reais, dos quais, parte foi destinado à compra de medicamentos para doação e o restante que seria disponibilizado para obras e compra de equipamentos para instalação das UTI, até o momento está retido sem que um único centavo tenha sido aplicado no hospital Neuroccor.

Obras e parceria com o governo da Bahia
Até o momento, todo e quaisquer gastos na reforma e implantação dos leitos das 10 UTIs foram bancados ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE pela diretoria do Hospital Neuroccor, sem o recebimento dos valores arrecadados pelo Trade Turístico. Como o governo do estado estava sem previsão efetiva para cumprir a instalação dos leitos de UTI em Porto Seguro, através de um BENFEITOR, surgiu a parceria Público Privada entre o Hospital Neuroccor e o Governo do Estado da Bahia.
Com parceria, o governo da Bahia EMPRESTARÁ os equipamentos (Ventiladores/Respiradores e Equipamento de Monitoramento) através de COMONDATO e PRESTAÇÃO de SERVIÇO. Na prática, o Neuroccor que bancou exclusivamente as obras e instalação das UTIs disponibilizará toda sua estrutura e equipe médica para prestar serviço remunerado através dos SUS – Sistema único de Saúde.
Inicialmente, a parceria será até janeiro de 2021, podendo ser prorrogado por conta da PANDEMIA, bem como, após este período, firmar convênio definitivo com o governo do estado para a disponibilização parcial ou total dos leitos. Importante ressaltar que, a implantação de leitos de UTI pelo sistema público, é uma obrigação do estado, ao município, cabe a parte de fazer a intermediação entre o público estadual e o privado, uma vez que os recursos federais da Covid-19 destinados ao município é para o enfrentamento (pagamento de folha (novos contratados para a pandemia), insumos, assistência social, etc.
Entrega dos leitos de UTI
Inicialmente anunciado pelo Secretário Estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas para o último dia 22/07 e alterado para a próxima segunda-feira 27/07, as UTIs não ficaram prontas a tempo. Segundo informações obtidas pela reportagem do Imprensananet.com, existe a possibilidade que as obras e instalação dos equipamentos que somente chegaram na manhã deste sábado 25/07, sejam concluídas na próxima quarta-feira 29/07, entretanto, existe a possibilidade real que isso somente aconteça na segunda-feira 03/08.
Conclusão da Obra, instalação, testes e higienização
Após a conclusão das obras e instalação dos equipamentos, o Hospital Neuroccor deve iniciar testes rigorosos de segurança, principalmente no sistema de oxigênio, algo que demora bastante tempo. Para receber pacientes, após instalados, os equipamentos (Ventiladores/Respiradores e Sistema de Monitoramento) devem passar por testes e higienização.
Por Gutemberg Stolze / Imprensananet.com