
Na manhã desta segunda-feira 04/01, ação da Secretaria de Serviços Públicos e Manutenção começou a retirar placas que indicava área de “Estacionamento Rotativo” popularmente conhecido como Zona Azul. Cumprindo promessa de campanha, como primeiro ato ao assumir o executivo municipal da Terra Mãe do Brasil, o prefeito Jânio Natal assinou decreto suspendo a cobrança do serviço por 90 dias.
Mesmo com o decreto que suspendeu o serviço, na sexta-feira 01/01, a empresa insistiu em fazer a cobrança de forma irregular, aproveitando o feriado falta fiscalização por conta da defasagem de efetivo no início de gestão. No sábado 02/01, novamente a empresa enviou os seus colaboradores para fazer a cobrança, desta vez, a Guarda Civil Municipal foi acionada e impediu que os mesmos voltassem fazer a operar de forma indevida.
"A determinação do prefeito Jânio Natal é recolher todas as placas e manter o serviço suspenso por 90 dias", destacou o Secretário de Serviços Públicos e Manutenção, Luciano Alves.
Irregularidade na implantação da Zona Azul
Desde o início a implantação, o serviço de cobrança da Zona Azul recebeu várias denúncias, inclusive do então Deputado Estadual Jânio Natal. Dentro as irregularidades estão; a falta de audiência pública; a quantidade de vagas; o horário de cobrança abusivo; porcentagem de lucratividade (93% empresa e apenas 7% município); bem como a falta de transparência na prestação de conta e destino do dinheiro arrecadado.
Por – Gutemberg Stolze / Imprensananet.com