
A reportagem do Imprensananet.com entrevistou o Securitário de Administração e Patrimônio, o Srº Jailson Ferreira da Silva, na oportunidade o secretário destacou as primeiras ações e orientações do prefeito Jânio Natal. Um dos grandes desafios da pasta será identificar o "patrimônio", principalmente o descaso, abandono e prejuízo causado aos cofres públicos pela gestão anterior.
Assista o vídeodo descaso e abandono de equipamentos encontrados na saúde de Porto Seguro
"Teremos um grande desafio pela frente, tendo em vista alguns problemas que teremos que enfrentar nesse início de gestão. Aqui na secretaria de Administração e Patrimônio é concentrado toda a folha de pagamento, todo setor de compra de todas as outras secretarias, controle de frota e abastecimento de veículos e maquinas".
Jailson destacou o quanto é delicado lidar com dinheiro público, bem como se deve ter um controle rigoroso dos gastos de toda a gestão. "A missão dada pelo prefeito Jânio é de enxugar os gastos da folha ao máximo e imprimir um rigoroso controle no processo de compras, por isso, estamos passando um "pente fino" desde o primeiro dia de trabalho em todos os lançamentos de vencimentos dos servidores nomeados, contratados e efetivos", afirmou Jailson.
Ainda segundo o secretário, a gestão anterior tinha feito uma prorrogação de 90 dias para 1.813 contratos de servidores, entretanto, a nova gestão iniciou um trabalho de avaliação que será concluído nesta sexta-feira dia 08/01, sobre a real necessidade do município, de imediato, o secretário informou que foi identificado a necessidade de cancelamento de 1.189 contratos, os quias foram feitos de forma desnecessária. O cancelamento dos contratos irregulares gerou de imediato uma economia considerada na folha de pagamento com valor superior à 1.700.000,00 (Um milhão e setecentos mil reais) por mês.
Paralelo a isso, um outro trabalho feito e já concluído, identificou e remanejou servidores com desvio de função na Secretaria de Administração. "Nossa pasta terá uma economia em mais de 35.000,00 por mês na folha. O mesmo levantamento realizado em outras secretarias que faz valer o decreto do prefeito, o qual determina que todos os servidores com desvio de função retorne aos seus postos de origem, salvo algumas raras exceções de estrema necessidade, também irá gerar economia aos cofres do município", destacou Jailson Ferreira.
"Nosso próximo desafio aqui na secretaria de Administração e Patrimônio é implantar o Organograma e fluxograma em toda a secretaria e expandir para todas a outras, fazendo com que todos os postos de trabalho funcionem com mais eficiência. O organograma permite visualizar a função de cada servidor ou colaborador na estrutura organizacional, já o fluxograma servirá para facilitar a visualização geral dos trabalhos e a partir disso identificar ações que venham ajudar a potencializar os trabalhos e eliminar as falhas ou qualquer outra coisa que não venham agregar nenhum valor", finalizou o secretário.
Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com