
A PANDEMIA da Covid-19 causou um incalculável estrago na economia de Porto Seguro e do mundo, porém, o impacto econômico na Terra Mãe do Brasil é significativamente maior. Na cidade onde nasceu o Brasil, mais de 95% da economia depende direta ou indiretamente do turismo, setor que viu sua renda reduzida a zero pelo menos durante 7 meses.

Dentro dos seguimentos impactados pela interrupção do turismo, está o transporte público, principalmente os táxis e mototáxis. Profissionais que além de enfrentarem a PANDEMIA, foram negligenciados pela gestão da ex-prefeita Cláudia Oliveira. Período este no qual, sem gestão pública par o setor e a falta de fiscalização, motoristas de aplicativos e transporte alternativo trabalhavam às margens da lei.

Após uma reunião na manhã desta quarta-feira 27/01, com o Secretário de Serviços Públicos, Concessões e Manutenção, Luciano Alves, representantes dos taxistas e mototaxistas foram recebidos pelo prefeito Jânio Natal. Participaram do encontro, Robson Bambam (Cooperativa dos Táxis do Aeroporto), Ivanildo e Sérgio (Presidente e diretor jurídico do Sindicato dos Taxistas), José Bispo (Presidente da Cooptaxi), Rubening (Presidente da Associação de Táxi de Caraíva), e Thiciano (Presidente do Sindicato dos Mototaxistas).

Também participaram do encontro, os secretários, Luciano Alves (Serviços Públicos e Concessões) e Capitão Farias (Trânsito) e os vereadores, Saulo, Barreto, Robson Vinhas e Lia Arigatô. Em um bate-papo descontraído, as classes apresentaram suas demandas ao prefeito Jânio Natal;

“Tenham certeza que agiremos com o rigor necessário para que nossos munícipes e turistas tenham um transporte de qualidade e excelência. Da mesma forma que todos precisam trabalhar, os mesmos, além de seguirem a legislação, devem respeitar os direitos das demais categorias”, estacou Jânio Natal.
Em seu pronunciamento, Jânio Natal destacou a importância da convivência harmônica entre todas as categorias que compõem o transporte público municipal, inclusive o serviço de ônibus coletivo. Entretanto, todas as categorias devem seguir as normas e PRINCIPALMENTE a legislação, desta forma, JN autorizou ação de fiscalização conjunta entre a Secretaria de Serviços Públicos e Secretaria de Trânsito para fiscalizar e coibir possíveis irregularidades.

Durante o encontro, Jânio Natal aproveitou a oportunidade para reafirmar o compromisso de campanha em relação à isenção dos alvarás 2021 para táxis, mototáxis e também para ambulantes. Após consulta jurídica, JN determinou ao advogado Drº Nicholas, a elaboração de decreto a ser apreciado pela Câmara Municipal, o qual dará a legalidade necessária para a isenção total ou no máximo, a cobrança de 10% do alvará 2021.
Por – Gutemberg Stolze / Imprensananet.com