.jpg)
Na manhã desta sexta-feira 12/02, profissionais da saúde comemoraram o aniversário de 14 anos de início das operações da SAMU 192 na Terra Mãe do Brasil. Os serviços de atendimento pré-hospitalar móvel, SAMU, denominados “Serviços de Atendimento Móvel de Urgência”, é acionado por telefonia de discagem rápida, através do número 192.
.jpg)
Apesar do momento de PANDEMIA, o diretor da SAMU de Porto Seguro, Marcelo Tourinho entende que a data não poderia passar em branco. “A SAMU 192 foi concebida para salvar vidas, neste momento de pandemia, apesar dos riscos se elevarem, todos os servidores entenderam a importância de continuarem trabalhando, por isso devemos comemorar esta importante data”, destacou Marcelo.
.jpg)
Prestigiaram as comemorações, o Superintendente Municipal de Saúde, Tárcio Lapa, o vereador Dilmo Santiago, diretores e equipe operacional da instituição, guerreiros que todos os dias colocam suas vidas em risco para salvar VIDAS. Tárcio destacou a importância da instituição e principalmente o empenho e dedicação do prefeito que o Jânio Natal dedica à saúde.
.jpg)
Emoção
Um momento especial e cheio de emoção marcou a comemoração, uma mistura de reflexão, unidade e emoção durante a apresentação do socorrista Messias. Cantando a música “Derrama o Teu Amor Aqui”, Messias agradeceu ao SENHOR pela recuperação dos colegas que contraíram a Covid-19 e foram abençoados com a cura.
17 anos de SAMU no Brasil
O serviço SAMU foi normatizados no Brasil a partir de 2004 pelo decreto nº º 5.055, de 27 de abril de 2004. Caracterizam-se por prestar socorro às pessoas em situações de agravos urgentes nas cenas em que esses agravos ocorrem, garantindo atendimento precoce, adequado ao ambiente pré-hospitalar e ao acesso ao Sistema de Saúde.
O SAMU 192 não se caracteriza apenas por ser um serviço de atendimento pré-hospitalar móvel mas, por ser um serviço complexo, onde uma central de regulação de urgência e emergência composta por médicos reguladores atende toda a demanda do sistema telefônico 192 e define uma hipótese diagnóstica e a complexidade, assim como a prioridade do atendimento, podendo ser fornecida apenas uma orientação médica ou, se necessário, um recurso mais complexo, liberando-se as diferentes viaturas, suporte básico ou suporte avançado.
Por – Gutemberg Stolze/ Imprensananet.com