Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
25/02/2021 - 14:38:17

 

 

O governador Rui Costa anunciou nesta quinta-feira 25/02, que vai decretar lockdown no fim de semana em 381 municípios baianos, incluindo Salvador e Região Metropolitana (RMS), como forma de diminuir a transmissão do novo coronavírus no estado. O fechamento das atividades não essenciais começará a partir das 20h desta sexta-feira (26) e irá até às 5h da próxima segunda 1º de março).

 

 

 

Estas cidades atingidas pela medida são aquelas que já estão com toque de recolher das 20h às 5h, as restrições começarão de forma escalonada na sexta. Às 17h, deverá ser fechado ao comércio de rua; às 18h, bares e restaurantes; e às 20h os shoppings. Segundo Rui Costa, esta divisão foi feita como forma de evitar sobrecarga no transporte público, o que geraria aglomerações.

 

 

 

Só estarão autorizados a funcionar serviços essenciais, como farmácias e atendimento de saúde e supermercados, a venda de bebidas será proibida, até dentro dos supermercados. Ao justificar a medida, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, falou sobre a gravidade da situação sanitária na cidade.

 

 

 

De acordo com Rui, nesta quarta 24/02, foi regulado o maior número de pacientes para unidades de saúde desde o início da pandemia. "Regulamos, nas últimas 24h, 66 pacientes e tem 67 em espera, aguardando a vacância de leitos. São 133. No auge da 1ª onda, chegamos entre regulados e a regular a 64", explicou. 

 

Descaso, irresponsabilidade, falta de investimento e má gestão

 

A Rede Pública Estadual de Saúde em Porto Seguro, através do Hospital HDLEM - Deputado Luiz Eduardo Magalhães, atende 08 municípios, Belmonte, Itapebi, Itagimirim, Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro. No total, estes municípios possuem cerca de 500 mil habitantes, para atender esta demanda, em tempos normais, o HDLEM possuia apenas 10 leitos de UTI. 

 

"Sem se preocupar com a saúde da população, em outubro de 2020, o Governador Rui Costa autorizou o fechamento dos ÚNICOS 10 leitos de UTI do HDLEM - Hospital Deputado Luiz Eduardo Magalhães. Instituição que além de atender cerca de 200 mil habitantes de Porto Seguro, também atende a outros 07 municípios, ou seja, o hospital atende cerca de 500 mil habitantes e está sem leitos de UTI à 4 meses".

 

 

Com a chegada da PANDEMIA do Novo Coronavírus, à Covid-19, mesmos com os recursos do estado e milhões de reais repassados pelo Governo Federal à gestão Rui Costa, em Porto Seguro e região, os investimentos foram irrisórios. Ao mesmo tempo que o governo do estado, em parceria com o hospital Neuroccor inaugurou em agosto de 2020 10 leitos de UTI condicionado à regulação estadual, cerca de dois meses depois, outubro/2020, Rui Costa fechou os 10 leitos de UTI do HDLEM.

 

Ditadura em pleno século XXI

 

Segundo determinação do Supremo Tribunal Federal, os municípios têm autonomia para ditar as regras de enfrentamento contra a Covid-19. Entretanto, o governador Rui Costa se posiciona como o SOBERANO DA VERDADE e ameaça usar as forças da Polícia Militar e Polícia Civil no município que não OBEDECEREM suas determinações.

 

 

Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com