Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
21/04/2021 - 21:27:50

 

 

Durante a visita a Porto Seguro no último domingo 18/04, o Deputado Federal Jonga Bacelar se mostrou preocupado com a situação da erosão na região conhecida com ‘Curvas da Ponta Grande’. Há algum tempo, o local vem sendo degradado por erosão causada pelo avanço do mar, entretanto, INVASÕES E CRIMES AMBIENTAIS causado principalmente por indígenas tem MAXIMIZADO o problema.

 

 

 

No início da tarde desta quarta-feira 21/04 a reportagem do Imprensananet.com esteve no local para registrar atual situação, que, olhando de perto é mais preocupante. Já no início da Praia da Ponta Grande, onde cabana foi levada pelo mar, a erosão destruiu praticamente todo o asfalto original, neste ponto os veículos trafegam eu duas pistas adaptadas do lado esquerdo de quem segue em direção à Cabrália.

 

 

 

Seguindo cerca de 300 metros, a destruição é desoladora, aproximadamente seis cabanas já foram destruídas pela forma das marés e avanço do mar, neste local o acostamento já está parcialmente destruído. Na segunda curva, a ‘Cabana o Farol’, única que permanece parcialmente de pé, o senário é desolador, a impressão é que logo seja desativada totalmente.

 

 

 

Um pouco mais à frente, uma situação PERIGOSA e PREOCUPATE, a mureta de concreto que inpedia o avanço do mar, destruição do acostamento, do asfalto e protegia as cabeceiras da  ponte do Rio Sabacuzinho, foi destruída pela força da maré. No acostamento parcialmente comprometido, o DNIT instalou ‘Guard Rail’, mureta metálica de proteção, entretanto, parte dela já está comprometida pela erosão.

 

Ponte com perigo de desabamento

 

No vídeo acima, produzido por nossa equipe, podemos perceber que as ‘CABECEIRAS’ da ponte do Rio Sabacuzinho estão totalmente expostas pela erosão. O risco de desabamento é real e pode interditar a BR-367 a qualquer momento, isolado o acesso de Porto Seguro à Santa Cruz Cabrália.

 

 

 

Por se tratar de uma BR, a manutenção não compete ao município e sim ao governo Federal através do DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte. Antes da publicação desta matéria, enviamos o vídeo para ao prefeito Jânio Natal, que ao assistir o conteúdo enviou diretamente para o Deputado Jonga Bacelar e para o Diretor do DNIT.

 

“Enviei o vídeo para nosso deputado Jonga Bacelar, o qual de imediato acionou o diretor do DNIT e também o Ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Tenho certeza que brevemente teremos não somente uma resposta positiva, mais também o início das obras de recuperação de toda a região da Ponta Grande”, destacou Jânio Natal.

 

Crime Ambiental e invasão

 

No Vídeo, também podemos ver dezenas de invasões e crime ambientais às margens da BR-367 que vai da ponte do Rio Sabacuzinho até a Praia do Mutá na divisa de Porto Seguro com Coroa Vermelha. Destruição completa da restinga e vegetação nativa protagonizado por indígenas que invadiram toda a área e venderam para 'brancos', os quais se apossaram de toda a área que pertence à União.

 

 

Por – Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

 

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com