
A prefeitura de Porto Seguro se prepara para viabilizar desapropriação de uma fazenda localizada no Distrito do Arraial d´Ajuda, Orla Sul de Porto Seguro. A área a ser desapropriada será destinada à construções de equipamentos públicos que vão beneficiar à população local, bem como turistas que visitam Arraial, tais como;
* Escolas
* Unidades de Saúde
* Estádio de Futebol
Invadida na manhã do domingo 20 de junho, o desmatamento e queimada iniciaram logo após lideranças incentivarem a ocupação por meio de vídeos disseminados nas Redes Sociais. Após receber denuncia e fazer vistoria no local, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Seguro e SEDUR deram entrada junto à Ministério Público, uma ação contra CRIMES AMBIENTAIS e CONSTRUÇÕES ILEGAIS, prefeitura aguarda liberação do MP para agir.
A ação de desapropriação teve início por conta do DESCASO do proprietário da fazenda, o qual tem conhecimento de invasão promovida por indivíduos que estão FAVELIZANDO ÁREA NOBRE do distrito, mesmo assim não tomou qualquer providência. A comunidade, empresários e investidores locais têm demonstrado preocupação com a invasão, a qual já reflete negativamente e desvaloriza o destino turístico.
Na área denominada como "Fazenda Tropa Costeira", além da ocupação desordenada, os invasores, na sua maioria pessoas de outros municípios, estão cometendo crimes ambientais, tais como, desmatamento e queimada. Localizada às margens da BA-986, ao lado do Bairro Santiago, área urbana do Arraial d´Ajuda, esta é e terceira ocupação da fazenda.
Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com